Por: João Marcos | 5 anos atrás

Tínhamos mandado a letra por aqui falando sobre o Pendura Posters, lembram? Pois então, na oportunidade o projeto ainda estava nos bastidores e agora está em pleno funcionamento.

Conheça um pouco mais sobre a proposta na matéria feita pelo OCP:

Para uma região repleta de indústrias têxteis e estamparias, a visibilidade sobre os ilustradores e artistas visuais ainda é pequena. Ao ligar esses pontos, um empresário de Jaraguá do Sul criou uma loja que pode tirar muitos trabalhos da gaveta. No modelo de comércio eletrônico, a Pendura Posters é a primeira loja de pôsteres voltada à produção local.

“Percebi que não tem muito espaço para o artista na região. Tem muita gente que trabalha nas grandes indústrias, mas, na empresa, é preciso seguir uma linha. Ele não pode ter trabalho autoral e se expressar da forma que gostaria”, diz o diretor da Ícone Comunicação Gráfica, Marcelo Wagner. Além do incentivo à arte, a Pendura Posters será a primeira linha de produtos da gráfica que envolve produção artística.

Segundo Wagner, o modelo de negócio é simples. Os interessados enviam o material e escolhem o formato da publicação. A partir de então, a Pendura Posters cuida da divulgação, providencia a moldura, a entrega e assume as despesas – como a taxa do Paypal (sistema que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes) e transporte. Depois, o valor recebido pelo produto é dividido meio a meio entre o artista e a loja.

Seguindo o padrão da “arte acessível”, um pôster no formato A3, por exemplo, custaria cerca de R$ 40. No site da loja, além da galeria de ilustrações, cada artista ganhará um espaço próprio para descrever seu trabalho, divulgar os meios de contato e um retrato. “A ideia é oportunizar um local para os artistas se encontrarem. E não só eles: empresários que procuram ilustradores ou designers pode vir no Pendura”, afirma.

Para conhecer a demanda, Wagner conversou, pessoalmente, com mais de 15 artistas da região. Após o site penduraposters.com.br estiver pronto, ainda nesta semana, o empresário pretende garimpar mais ilustradores nas faculdades. Além de Jaraguá do Sul, a loja recebeu propostas de interessados de Joinville. “Vamos iniciar esse projeto com a arte daqui, porque é um negócio local e queremos privilegiar as pessoas da região. Eles podem vir ao balcão da loja, pegar o papel, sentir a peça”, conta. Além do site, os pôsteres serão expostos na vitrine em frente à gráfica, na Rua Max Wilhelm, 478. Futuramente, a intenção é também comercializar produtos como sketchbooks e almofadas.