Por: André Marques | 30/08/2014

Mesmo se você acreditar no ditado “estupidez é deixar de perguntar”, as vezes você simplesmente prefere segurar a língua a parecer estúpido, não é verdade? Entretanto, uma nova pesquisa sugere que você parece ser mais competente para os outros se pedir pelos conselhos deles ao invés de se manter quieto.

Pesquisadores da Harvard Business School e Wharton School conduziram uma série de estudos voluntários para pedir por conselhos de seus pares – ou não – e então votar no quão competentes eles acreditam ter parecido para a outra pessoa, da mesma forma que votaram para o quão competente pareceu o grupo de conselheiros.

52248

Resumindo, os participantes estavam com receio de pedir conselhos ao outro e isso os fez parecerem ‘desprovidos de inteligência’ para a outra pessoa, quando na verdade esse não é o caso. Pedir um conselho de alguém deixa a pessoa lisonjeada e isso se reflete muito bem em você. O Time resume:

Os pesquisadores concluíram que os egos humanos são impulsionados quando eles são consultados e lhes é pedido por um conselho, que por sua vez os leva a pensar bem a respeito da pessoa que acabou de massagear o ego deles.

Normalmente, as pessoas ficam muito felizes quando alguém as pede por um conselho, isso faz com que elas vejam a si mesmo como alguém inteligente; o que reflete bem em que pediu o conselho, que por sua vez acreditou ser inteligente o bastante para reconhecer o jogo deles. Então aceite nosso conselho: na próxima vez que você estiver hesitando em pedir por ajuda: peça de uma vez.

O Time também citou RuPaul:

titer

via Life Hacker