Por: Max Pires | 7 anos atrás

A Andras Cia. De Dança-Teatro, de Florianópolis, apresenta nesta segunda-feira as 15h e às 19h30min o espetáculo teatral O Asno de Apuleio no Grande Teatro da SCAR, em Jaraguá do Sul. As apresentações são gratuitas e integram a programação do projeto desenvolvido pela Sociedade Cultura Artística, “A Escola vai ao Teatro” .

A Andras Cia. está em turnê pelo estado de Santa Catarina patrocinada pelo Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura. A turnê inclui as cidades de Itajaí, Criciúma, São José, Joinville, Lages e Florianópolis.

A peça O Asno de Apuleio é dirigida por Milton de Andrade, e baseada na obra literária “O Livro das Metamorfoses”, ou como é mais conhecida, “O Asno de Ouro” (séc. II d.C.), do autor latino Apuleio. Segundo o diretor, a obra trata do argumento da iniciação masculina nos mundos da violência, da fé e da espiritualidade através da história de Lúcio, um jovem que, movido pela curiosidade e pelo desejo de voar, se apodera do unguento mágico errado e, ao invés de ser transformado em pássaro, é transformado em asno. Lúcio, na forma de homem-asno, parte numa viagem de peripécias, provações e tormentos, e entra em contato com as mazelas e os vícios humanos. A fábula narra as passagens e as transformações do herói masculino, de jovem ingênuo a besta, e de besta a um novo homem que, vivendo comicamente os mecanismos de banalização da virilidade, encontra uma redenção moral e espiritual.

Tais  referências serviram à criação da obra de teatro-dança da Andras Cia. que se propõe a uma reflexão sobre o tema da identidade, masculinidade, violência e afetividade, trabalhando de forma concreta com a linguagem do corpo e do movimento.

Compõem a Andras Cia. de Dança-Teatro: Milton de Andrade (Direção e atuação), Melissa Ferreira (Direção e Produção) e os atores Samuel Romão, Diogo Vaz Franco, Oto Henrique, Anderson Luiz do Carmo e Rogaciano Rodrigues.

SERVIÇO:
GRANDE TEATRO DA SCAR – Sociedade Cultura Artística
Data: 23 agosto 2010 (segunda-feira)
Horário: 15:00 e 19:30
Entrada gratuita