Por: João Marcos | 3 anos atrás

Desde a última semana, o governo brasileiro passou a emitir os novos modelos de passaportes para os viajantes brasileiros. Agora, o documento terá o prazo de validade dobrado (de cinco para dez anos), e também ficou R$100 mais caro, custando R$257,52 no total.

Sai o velho...

Sai o velho…

A emissão do novo formato já vem sendo feita desde a segunda-feira da semana passada pela Polícia Federal e pela Casa da Moeda. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, justificou que o aumento foi motivado por uma defasagem inflacionária no valor cobrado.

Desde 2006 não havia atualização (dos preços), então nós fizemos a atualização. não é um valor de aumento, mas um valor de reajuste pela inflação.

Entre as mudanças está a adoção de nova criptografia para assinatura digital, além de modificações na capa e na imagem invisível fluorescente. Segundo o Ministério da Justiça, o País também passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional da Aviação Civil, o que vai agilizar a verificação de autenticidade.

1436537840881

Entra o novo.

Os documentos do modelo antigo podem ser usados até o fim da validade, ficando mantido o prazo de cinco anos.