Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Arquivo/OCP

Arquivo/OCP

Passados quase três anos do último reajuste, a tarifa do transporte coletivo de Jaraguá do Sul irá mudar. A empresa Canarinho solicitou aumento na passagem e a Prefeitura vai conceder 8% para tarifa antecipada e 9% para tarifa embarcada.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que a concessão do reajuste acontece devido ao aumento de insumos, impostos e salários da categoria da concessionária. Os reajustes percentuais foram baseados nos seguintes índices: inflação: 2011 (6,5%), 2012 (5,84%) e 2013 (5,91%), aumento salarial da categoria de 14.5% e do óleo diesel em 24,6% no período sem reajuste. Considera-se também que a última revisão da tarifa única do serviço de transporte coletivo ocorreu em 10/07/2011 (Decreto Municipal nº 7.964/2011).

O Decreto nº 9.862/2014, reajusta o valor das tarifas do serviço de transporte coletivo. Os novos valores de R$ 3,00, para pagamento antecipado, e R$ 3,25, para pagamento da passagem embarcada passarão a vigorar a partir de 12 de abril de 2014.

Já no ano passado a empresa Viação Canarinho, após a revogação do decreto da administração anterior que já havia concedido aumento da tarifa, apresentou diversas solicitações de reajuste. O primeiro pedido aconteceu em 15/08/2013, sendo negado pela administração. Outra solicitação da empresa ocorreu no dia 15/02/2014, também recebendo negativa do executivo.

Após novo pedido realizado pela empresa no início do mês de abril, foram realizados estudos e de acordo com o parecer técnico contábil da Controladoria-Geral do Município foi concedido o acréscimo.

A Prefeitura esclarece que a empresa atendeu as solicitações realizadas no sistema como: adequações no terminal urbano central; aperfeiçoamento na prestação do serviços aos deficientes físicos; implantação de circuito rápido no centro e a auditoria na planilha de custos, esta última será realizada pela administração municipal.

Os créditos existentes nos cartões Canarinho TEM terão sua validade mantida com base no valor antigo da tarifa. A validade é de 30 dias a contar do início da vigência do aumento.

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul