Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Os residentes de Jaraguá do Sul e Corupá que desejam requerer a inscrição eleitoral ou fazer a transferência de domicílio têm até as 19h do dia 9 de maio para se dirigir ao Cartório da 17ª e 87ª Zona Eleitoral da Comarca de Jaraguá, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro.

A partir da próxima quarta-feira, dia 2, os horários de funcionamento do Cartório serão estendidos para dar conta de atender a demanda. Mesmo assim, a juíza da Zona 87ª, Candida Inês Zoellner Brugnoli, pede à população que não deixe para se regularizar na última hora, com o objetivo de não perder o prazo e evitar filas. “Quem chegar depois do horário do plantão não será atendido”, afirma.

De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral Zona 87ª, Simone Malta Ladeira, a estimativa é de que o número de eleitores jaraguaenses passe dos atuais 103 mil para 105 mil. Em Corupá, atualmente são cerca de 10,8 mil, podendo chegar até 11,1 mil. Este ano, os eleitores corupaenses deverão se dirigir até o Cartório em Jaraguá do Sul, tanto para retirar a primeira cédula como para fazer as alterações. “Isso porque não haverá mais os postos de atendimento na cidade como havia antes”, avisa a juíza.

Candida também aconselha a quem possuir algum tipo de deficiência que informe a situação para que, se necessário, seja remanejado a uma seção já adaptada. Quem possuir mais de 18 anos e não requerer o título e os que não justificaram sua ausência em eleições anteriores poderão pagar multa imposta pelo juiz. Para evitar a penalização, os que não puderem comparecer às urnas terão até 60 dias, passado o período, para fazer a justificativa.

O eleitor que já estiver em débito com a Justiça Eleitoral pode obter seu comprovante de quitação em qualquer zona do país.


Via O Correio do Povo.