Por: | 8 anos atrás

 

Pela primeira vez Jaraguá do Sul terá um projeto completo na área de literatura, que engloba difusão, formação, discussão e debate, é o Panorama Jaraguá: literatura, uma verdadeira revolução literária na cidade. Com apoio do Conselho Municipal de Cultura, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e Sesc, e patrocínio da Design Editora, o evento organizado por Carlos Henrique Schroeder e Loreno Hagendorn será um divisor de águas para o setor literário no município.

“Vamos discutir o futuro do livro, o Panorama é um evento focado no escritor jaraguaense, com debates, oficinas e o lançamento de um catálogo de escritores jaraguaenses” afirma Carlos Henrique Schroeder, um dos organizadores.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail literaturanews@gmail.com até o dia 5 de novembro, bastando enviar um currículo. Já estão confirmadas as presenças dos palestrantes Antônio Xerxenesky e Carol Bensimon, de Porto Alegre, Ramon Mello e Marcelo Moutinho, do Rio de Janeiro, e de Luís Henrique Pellanda, de Curitiba.

O Panorama Jaraguá: literatura é dividido em dois eixos que se complementam, o primeiro acontece nos  dias 12, 13 e 14 de novembro (evento de formação, discussão e debate), com oficinas de conto e poesia, debates sobre o futuro do livro, e dicas de como divulgar e entrar no mercado nacional, e a presença de autores que fazem e acontecem no mercado nacional. (Veja a programação abaixo).

O segundo momento acontece no dia 15 de dezembro, com lançamento do indicador de escritores jaraguaenses, um livro para divulgar os escritores locais.

Informações: 47 9128 4735 – Carlos.

 

Programação

Local: SESC JARAGUÁ DO SUL

Rua Jorge Czerniewicz, 633

 

Sexta-feira, 12 de novembro

18h45min – Abertura oficial e apresentação do livro Panorama Jaraguá

19h – O que é poesia? Com Cristiano Moreira, Dennis Radünz e Marco Vasques

Os editores e poetas Cristiano Moreira e Dennis Radünz discutem a poesia na contemporaneidade, sua divulgação, a teoria e a prática.  Sorteio de livros de poesias.

Cristiano Moreira é autor de Rebojo e O calafate míope, e editor da Papa-terra editora. Dennis Radünz é autor de Exeus, O livro de mercúrio, Extraviário e Cidades marinhas, a editor da Lábias e do Ô Catarina.

 

Sábado, 13 de novembro

10h- 12h – Oficina de contos com Rodrigo Schwarz

14h-18h – Oficina de contos com Rodrigo Schwarz

Rodrigo Schwarz é escritor e jornalista, autor de A ilha dos cães e Ração para cobras, e editor do caderno de cultura Plural.

19h – O futuro do livro, com Antônio Xerxenesky e Carol Bensimon

Dois jovens autores discutem o futuro do livro e sua interação com as novas mídias, como twitter, e-readers e ipad’s, e apontam o caminho das pedras para os autores iniciantes.

Antônio Xerxenesky (1984) é ficcionista, autor do romance Areia nos dentes (Não Editora, 2008; Editora Rocco, 2010). Já publicou narrativas curtas em antologias como Ficção de Polpa e no momento finaliza o volume de contos A página assombrada por fantasmas, que será lançado pela Editora Rocco em 2011. Seu conto O desvio foi adaptado para a TV por Fernando Mantelli em 2007. Atua como editor na Não Editora, onde organiza a revista online de crítica literária Cadernos de Não-Ficção.

Carol Bensimon (1982) é doutoranda em Literatura em Paris e autora de Pó de parede (Não Editora, 2008) e de Sinuca embaixo d’água (Companhia das Letras). Sinuca foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti.

 

Domingo, 14 de novembro

10h -12h – Oficina de poesia com Rubens da Cunha

14h-18h – Oficina de poesia com Rubens da Cunha

Professor, poeta, cronista (A notícia) e mestrando em Teoria da Literatura. Autor dos livros de poemas Campo Avesso, Casa de Paragens e Vertebrais. E do livro de crônicas Aço e Nada.

18h30min – Livro: crítica e divulgação, com Marcelo Moutinho, Luís Henrique Pellanda e Ramon Mello

Dois críticos-escritores-jornalistas abordam temos como o mercado brasileiro, divulgação, o papel da crítica, os novos autores etc…

Marcelo Moutinho formado em Comunicação Social, com especializações em Comunicação e Imagem (PUC-Rio) e Jornalismo Cultural (Uerj). Moutinho publicou os livros Memória dos barcos (7Letras, 2001), Somos todos iguais nesta noite (Rocco, 2006), e organizou as antologias Prosas cariocas – Uma nova cartografia do Rio (Casa da Palavra, 2004), Contos sobre tela (Pinakotheke, 2005) e Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa (Casa da Palavra, 2009), das quais é também co-autor.  Foi responsável, também, pela organização de Canções do Rio – A cidade em letra e música (Casa da Palavra, 2010). Tem artigos e textos ficcionais veiculados em diversas revistas de cultura, como a Bravo!, a Cinemais, a Revista do Globo e a Ficções. Na área do jornalismo, é editor de conteúdo das publicações impressas e virtuais da OAB/RJ, tendo prestado serviços a diversos veículos e instituições, como a Fundação Roberto Marinho, para a qual fez a redação final do livro comemorativo de 30 anos da entidade. É colaborador dos suplementos literários Prosa & Verso (O Globo) e Ideias (Jornal do Brasil) e assina textos sobre cinema no site Críticos.Com.

Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. É escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. Coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve, também atua como subeditor e colunista do jornal literário Rascunho. É autor do livro de contos O macaco ornamenta e do As melhores entrevistas do Rascunho. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora.

Ramon Mello é escritor, jornalista e ator – formado pela Escola de Teatro Martins Pena. Autor dos livros”Tumorgrafias” (Editora Cartaz/2006) e Vinis Mofados (Língua Geral). É responsável pelo Saraiva Conteúdo (o blog da editora e livraria Saraiva)  e mantém o Cick(IN)VERSOS’, no portal Click21 – especializado em entrevistas com jovens escritores.

20h30min – Encerramento oficial, com o Palco Giratório SESC