Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

panetone

Em dúvida sobre comprar o panetone Toffee da Amor aos Pedaços ou o Caramelo do Starbucks? Saiba que os dois são feitos pela mesma fábrica, listam os mesmos ingredientes em ordem idêntica na sua composição e têm sabores “muito parecidos” na análise de cinco especialistas. Só os preços que não se parecem.

A Casa Suíça faz os panetones das duas marcas e cobra R$ 18,40 por um do mesmo tamanho do vendido na Amor aos Pedaços por R$ 48.

A diferença de preço é de 263% -dá para comprar mais de dois do mais barato com o preço do mais caro.

Esse é o caso de maior diferença de preço, mas outras marcas também produzem em seus fornos doces para grifes. O panetone Fasano, por exemplo, é da Bauducco.

A prática é comum e pode ser percebida consultando o nome do fabricante nas embalagens. Mas 30 clientes entrevistados em docerias como a Kopenhagen e a Ofner disseram não ter reparado no detalhe.

“Cada cliente possui uma receita especial”, afirma a Casa Suíça, que ainda diz ser “um prazer” representar outras empresas. Tanto a Amor aos Pedaços quanto a Starbucks informam que suas receitas são exclusivas. Os recheios são “desenvolvidos em função de bebidas tradicionais”, afirma a rede americana.

O padeiro Felipe Benjamin Abrahão, 28, e a professora de panificação do Senac Samara Trevisan Coelho, 31, pedem licença para discordar.

O caramelo e o chocolate trufado que preenchem o bolo foram considerados “o mesmo recheio” dos da Casa Suíça e da Amor aos Pedaços.

“Eu não entendi por que se chamam trufados. Eles não têm gosto de trufa. Cheiram a álcool e deixam gosto de sal na boca”, avalia Tess Abreu, doceira da Adoro Brownie.

“Parece que os recheios saíram de um balde, são bem industrializados”, diz Edward Davies, 30, que há um ano voltou da Suíça para São Paulo e aqui abriu a Éclair Moi Paris.

“Os dois são muito parecidos e também têm em comum não ter gosto de panetone”, diz Gleusa Ferreira, 61, à frente das padarias Bologna e Saint Germain e do sorvete Vipiteno.

Via Folha.