Por: Gabrielle Figueiredo | 27/08/2015

A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Museu da Paz e Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) promovem, na próxima quarta-feira, dia 2, às 19h, a palestra “O Outro Lado da Guerra”, com Alexandre Gardolinski, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Foto: Via Facebook Alexandre Gardolinski

Foto: Via Facebook Alexandre Gardolinski

Na palestra, Gardolinski apresenta uma linha de abordagem que retrata o aprimoramento científico decorrente da II Guerra com benefícios atuais para a humanidade. Segundo Gardolinski, invenções, técnicas e procedimentos que abrangem 35 áreas de atividades, entre elas educação, engenharia, medicina, automobilismo, logística, tiveram grandes incrementos de 1935 a 1950, antes e depois do conflito.

De acordo com a responsável pelas ações educativas do museu restam, das 200 vagas ofertadas inicialmente, apenas 30. As inscrições devem ser feitas pelo fone 2106-8719 e também confirmadas pelo e-mail id9385@jaraguadosul.sc.gov.br. Os participantes serão certificados pela Secretaria Municipal da Educação.

Gardolinski é pesquisador histórico militar da II Guerra Mundial e ex-diretor do Museu do Expedicionário (PR), além de outras funções ligadas a questões militares. Conta com Diploma do Exército Brasileiro Amigo do nosso Batalhão. Em sua pesquisa sobre o conflito, entrevistou, em nove países e nove estados brasileiros, ex-combatentes para a edição de um livro, que tem o mesmo nome da palestra: “O Outro Lado da Guerra”.