Por: André Marques | 4 anos atrás

O Núcleo do Dirceu, de Teresina (PI) realiza apresentações gratuitas do espetáculo de dança “Menu de Heróis”, nos Teatros do Sesc em Joinville (20/09, às 20h) e Jaraguá do Sul (23/09, às 20h). A atração integra a programação do Palco Giratório Sesc – maior projeto de circulação de espetáculos do país. Após a sessão em Jaraguá do Sul, haverá Pensamento Palco Giratório, com reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa do grupo. A classificação etária é livre.

Menu de Heróis_ Núcleo do Dirceu_ crédito victor gabriel galpao

“Menu de heróis” é o primeiro espetáculo infantil do Núcleo do Dirceu, um convite para brincar de ser o que quiser a partir de coisas simples. De acordo, com a sinopse, não é uma história pronta. Não existem vilões, mocinhos e nem mesmo uma cidade. É uma brincadeira filosófica: só existe um lugar preenchido de coisas. Isopor com chuteira, garrafa com balão, balde com cadeira, realidade e ficção.  Porque ser “herói” hoje em dia é (talvez) conseguir um espaço para ser o que você quiser. Por mais que isso pareça diferente! É como se existisse um superpoder… Super poder desorganizar, super poder não conseguir, super poder errar, super poder experimentar.  Por isso é uma dança feita de banalidades… Preenchida da poesia e beleza das coisas que parecem não fazer sentido, que nos tiram da ordem, do controle dos horários e roteiros. Brincar quando se é pequeno, é fazer aquilo que o corpo precisa, de um jeito que a gente ainda nem sabe.

Sobe o Núcleo do Dirceu

O Núcleo é uma plataforma de artistas e produtores que tem como principal campo de interesse as linguagens das artes do corpo e o bairro Dirceu Arcoverde, na periferia de Teresina, Piauí, como lugar de referência urbana.  O grupo atua, desde 2006, em diferentes vertentes das artes performáticas, e foi reconhecido duas vezes pela Associação de Críticos de Artes de São Paulo: em 2008, pela melhor Política Pública em Dança, e em 2011, por Formação, Difusão, Produção e Criação em Dança. Desde 2009 o projeto possui uma sede própria – o Galpão Núcleo do Dirceu – onde, por meio de parcerias locais, nacionais e internacionais, são desenvolvidos os projetos, ações e criações do grupo.

Menu de Heróis_ Núcleo do Dirceu_ crédito victor gabriel galpao_2

Sobre o Circuito Palco Giratório

Ao longo de seus 17 anos de criação, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de três milhões de pessoas de todas as regiões brasileiras. Ao todo, já foram 6.175 apresentações com teatro de rua, circo, dança entre outras atrações artísticas, em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. A iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Mais informações:

Sesc em Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – (47) 3441-3300

Sesc em Jaraguá do Sul – Rua Jorge Czerniewicz, 633 – (47) 3275-7800

Em Jaraguá, 23/09 às 20h no teatro Sesc.