Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Mais uma da ciência provando pontos da sabedoria popular: gente com energia negativa faz mal. Porém nesse caso fica ainda pior, estudo revelou que ficar exposto a muita reclamação pode te deixar meio estúpido.

O autor Trevor Blake revelou em seu mais recente trabalho dados de pesquisa que mostram que a exposição a 30 minutos ou mais de negatividade – isso inclui material vindo da TV – começa a remover neurônios do hipocampo do cérebro. Literalmente a parte responsável pela solução de problemas começa a encolher em capacidade, e com o tempo vira  um pudim.

Segundo Trevor, é preciso diferenciar o foco de atenção para o que pede uma solução e o que é apenas lamentação. “Geralmente, pessoas que reclamam demais não querem soluções, apenas que você se junte a elas em sua indignação. Você quase pode ouvir seu cérebro travando quando seis pessoas se juntam e começam a falar coisas do tipo ‘Isso não é uma desgraça?”

Não há o que discordar. Reclamação é vício, e realmente soa como um hábito emburrecedor. Percebam, gente de atitude sempre é tida como mais esperta. Agora, literalmente, pode-se dizer que isso não é à toa.