Por: Tita Pretti | 3 anos atrás

usar1

 

A Páscoa mais alemã do Brasil começou hoje em Pomerode com a 7ª edição da “Osterfest”, festa que acontece até o dia 5 de abril no Centro Cultural, sempre de quinta a domingo, das 10 às 18h. Uma das atrações principais é uma árvore gigante toda decorada artesanalmente.

Trata-se da Osterbaum (Árvore da Páscoa), que tem 15 metros de altura, e é feita com galhos secos e 80 mil casquinhas de ovos (naturais e de plástico) coloridas. Enquanto os galhos representam a frieza e morte do sepulcro de Jesus, os ovos coloridos representam a alegria da vida na ressurreição de Cristo.

11018584_795878123800661_3160208338151135353_n

A produção é toda feita manualmente por voluntários. Foto: AVIP

As casquinhas são ligadas por meio de correntes de arame. Os ornamentos são colocados com a árvore deitada e depois de pronta, um guindaste é usado para erguê-la. A atração equivale a um prédio de cinco andares e para ser confeccionada, precisou da ajuda de 60 voluntários.

A expectativa é que o Guinness a reconheça como a maior árvore de Páscoa do mundo. Em 2009, na Alemanha,  há o registro de uma árvore com 76 mil ovos.

usar2
Através desta fanpage do Facebook, você pode participar de um concurso cultural (leia aqui o regulamento), montando sua própria “Osterbaum”, concorrendo em duas categorias:

1ª – Para residentes de Pomerode (só serão aceitas fotos das árvores de Páscoa em jardins, dentro de casa não é válido)
2ª – Para outras cidades do Brasil (podendo participar com a “Osterbaum” que possuem no jardim ou dentro de casa)

Os autores das imagens mais curtidas serão premiadas como cestas-surpresas.

Atrações

– Osterbaumplatz: Fica em frente ao Teatro Municipal. Composta por árvores montadas por empresários, instituições e pelas casquinhas que as crianças pintarão na oficina de pintura durante o evento.

– Ostermarkt: A feira de artesanato uniu mais de 20 profissionais. Moradores e visitantes poderão conferir e levar lembranças feitas especialmente para o período de  Páscoa. De quinta a domingo, das 10h às 18h. 

– Oficina de pintura de casquinhas: Gratuita e aberta de quinta a domingo. Os interessados em contribuir com a doação de casquinhas naturais tem até o dia 27 de março. A entrega deve ser feita no Centro Cultural, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A cada duas dúzias de casquinhas doadas, a pessoa recebe um vale infantil para a Vila Encantada ou um ovo Nugali de 35 gramas.

– Oficinas infantis: A Círculo promove encontros nos sábados e domingos, para ensinar a produzir panos de copa e sacolas de Páscoa. Também nos fins de semana, a Vila Encantada, Nugali, Torten Paradies, Porcelana Schmidt, Behling e Karsten doaram materiais para as várias oficinas como de bolachas decoradas, cupcakes, pratos, coelhos de madeira e dobradura de toalhas, as de pintura em casquinhas, mini-osterbaum e brincadeiras como a casinha do porquinho da Índia. Das 10h30min até 17h.  O valor de inscrição para as oficinas, com exceção da pintura em casquinhas, varia de R$ 5 a R$ 20.

– Oficina para adultos: Com o apoio da Círculo, nas sextas-feiras, das 16h até 18h, as aulas são de decoração de Páscoa (crochê e patch).

– Mini fazenda: Na Pousada Mundo Antigo estará mais uma tradição dos colonizadores germânicos. Os bichos são pintados com tintas especiais, especialmente para a Páscoa. Neste mesmo local, as crianças terão um espaço para fotos com os coelhinhos. Os carros de mola também estarão com seus cavalos pintados em frente à Vila Encantada.

– Apresentações culturais e artísticas típicas: Sempre aos sábados, a partir das 16h, com grupos folclóricos, corais, bandas e balet. A programação das apresentações pode sofrer alterações e será divulgada sempre no início da semana em nossas redes sociais e pelo site.

– Passeio Ciclístico: Será no dia 14 de março, com largada marcada para 9h em frente ao Centro Cultural. Com o apoio do Desafio dos Rochas, serão quatro quilômetros de percurso a serem vencidos pelas bicicletas decoradas. Serão premiados o participante mais idoso, o mais jovem e a bicicleta mais decorada.

– Caminhada de caça aos ovos: No dia 28 de março, a partir das 9h. A mini-maratona que vai unir pais e filhos terá largada na Praça Jorge Lacerda e chegada no Centro Cultural, onde estarão os ninhos e surpresas para os pequenos.

– Ponte decorada: aos cuidados da Círculo, a designer Marie Castro, de São Paulo, fez intervenções na ponte de entrada de Pomerode. Serão intervenções em crochê colorido e a intenção é que essa ponte revestida fique de presente para a comunidade. Mais um ponto imperdível para ser visitado por moradores e turistas.

A “Osterfest” ocorre no Centro Cultural da cidade, na Rua Hermann Weege, número 111, no Centro de Pomerode. Mais informações no site da Associação Visite Pomerode ou na fanpage da associação.

Com informações da Prefeitura de Pomerode .