Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

Eu fui!

Femusc 2011

A integração entre músicos de várias regiões do País e do exterior, uma das principais propostas do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), marcou a abertura do evento, ontem, no grande teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. O show de composições eruditas foi protagonizado por estudantes e mestres, que durante 15 dias farão valer o título de maior festival-escola de música da América Latina.

O primeiro dia de programação do Femusc foi atípico, segundo o diretor artístico, Alex Klein. É a primeira vez que a estreia de uma edição se dá antes de qualquer atividade oferecida pelo evento, com mais de dez nacionalidades se apresentando no palco. “São várias culturas interagindo. Mas no momento em que começa a música, todos passam a falar a mesma língua”, ressalta Klein.

Ninguém cantou o “Hino Nacional”. As vozes se calaram para dar destaque aos instrumentos de corda e sopro, as verdadeiras estrelas da noite. Após a solenidade de abertura, a harpista argentina Marcela Méndez executou um solo dedicado à cultura hermana, aquecendo os ouvidos de um público de mais de 900 pessoas.

O momento mais emocionante foi a apresentação da Orquestra Sinfônica do Femusc, formada pela primeira vez por 60 estudantes selecionados; pelo maestro Alex Klein e da violinista Sophia Chan, de 11 anos. Juntos, encantaram a plateia em uma hora e meia de sinfonias brasileiras e chinesas.

Rodrigo Eloy, 19 anos, foi um dos brasileiros que tiveram a honra de subir ao palco com experientes instrumentistas de países como Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Colômbia, Uruguai e México. O jovem violinista, que toca o instrumento desde os três anos, vem de João Pessoa, Paraíba, pela terceira vez, mas esta foi a sua estreia no palco jaraguaense. ”Ensaiamos desde segunda por oito horas diárias. Nunca me imaginei em uma orquestra como esta.”


Matéria e foto: AN 

Hint: pra quem perdeu a apresentação de ontem, parece que vai rolar um bis no dia 4 de fevereiro. Vou comprovar, deixo vocês por dentro logo mais.

E eis a programação pro final de semana:

SÁBADO – SÉRIE GRANDES CONCERTOS

Concerto da Mega Banda do Encontro Catarinense de Bandas, com regência do maestro Dietmar Weidman (Alemanha).

Local:
Grande Teatro – Centro Cultural SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul 

Ingressos: Gratuitos, podem ser retirados na secretaria da Scar. Tel. 3275 2477.

 

DOMINGO – SÉRIE GRANDES CONCERTOS

Concerto da Mega Banda do Encontro Catarinense de Bandas, com regência do maestro Dietmar Weidman (Alemanha)

Local:
Grande Teatro – Centro Cultural SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul 

Ingressos: Gratuitos, podem ser retirados na secretaria da Scar. Tel. 3275 2477.