Por: Sistema Por Acaso | 10/02/2016

A operadora Hughes anunciou que irá lançar no mês de julho um serviço de banda larga via satélite no Brasil. A proposta da empresa americana é levar internet veloz para pontos do país que, atualmente, não são bem atendidos pelas demais operadoras que transmitem sinal por cabos.

O pacote principal custará cerca de R$ 200 e oferecerá conexão de 10 Mbps. O cliente poderá usar, durante todo o mês, 20 GB durante o dia e 40 GB à noite. Caso exceda a franquia, terá sua velocidade reduzida ou poderá comprar pacotes de dados adicionais.

A internet da Hughes chega às casas captada por uma antena, que leva o sinal por um cabo até o roteador. Presidente da companhia no Brasil, Rafael Guimarães garantiu, em entrevista à Exame, que o esquema não sofre com chuvas normais, mas “qualquer tempestade forte pode afetar o serviço, assim como também pode afetar redes cabeadas e a energia elétrica”.

Guimarães informou que o serviço será implementado em três etapas. Na primeira, a ser completada neste ano, 82% do território nacional será atendido; em 2018 haverá expansão para 90% e, em 2020, 100%.

Fontes: Exame e Olhar Digital