Por: Tita Pretti | 3 anos atrás

Essa eu li no AN e tive que compartilhar…olha só que interessante:

Um ônibus 100% elétrico será testado pelo sistema de transporte coletivo de Joinville a partir da próxima semana. O veículo será oficialmente apresentado nesta segunda-feira, dia 23, às 10h30, no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.

Os testes fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Joinville e as empresas concessionárias do sistema, Gidion e Transtusa com a empresa chinesa BYD, fabricante do veículo. Antes de Joinville, o ônibus circulou em Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, também para testes.

onibus-100-porcento-eletrico-produzido-pela-BYD

Durante sua permanência no sistema de Joinville, o ônibus fará as linhas Norte/Sul e Sul/Centro. O veículo tem autonomia para rodar 250 km, o que permitirá realizar 30 viagens dessas linhas. Para recarregar a bateria são necessárias 5 horas, que consomem 324 kWh. As baterias utilizadas são de fosfato de ferro e ficam localizadas no teto do veículo e sobre as suas caixas de roda.

O ônibus tem um custo operacional que pode ser de até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel, dependendo da operação. O veículo é silencioso, não poluente e confortável para o usuário. A capacidade é para 80 passageiros, sendo 22 sentados e 58 em pé. O modelo também tem espaço reservado para usuários de cadeira de rodas.

Os testes fazem parte de um conjunto de iniciativas em busca de tecnologias inovadoras e mais sustentáveis, projeções de melhorias de mobilidade urbana e economia que serão avaliadas a longo prazo.

Modelos semelhantes vêm sendo testados, desde 2011, em diversas cidades do mundo, como Nova Iorque, Bogotá e Londres.