Por: Gabriela Bubniak | 21/06/2017

Quem aí já ficou preocupado com o derretimento das geleiras do nosso planeta? Talvez não é algo que deva acontecer logo (há controvérsias), mas quando e se acontecer, uma coisa é certa: causará uma elevação significativa do nível dos mares. E isso quer dizer que muito lugar por aí vai ficar em baixo da água.

Ok, mas você consegue imaginar a “profundidade” do problema que o mundo vai enfrentar se isso acontecesse? O pessoal do portal Business Insider fez uma animação para facilitar o entendimento. Resumindo: se alguma coisa não for feita logo para parar o aquecimento global, as consequências poderão ser um tanto assustadoras. Veja o vídeo:

De acordo com as informações que acompanham o vídeo, em 2013, a National Geographic divulgou que se todo o gelo que existe no planeta derreter, o nível dos mares deverá sofrer uma elevação de mais de 65 metros. Com isso, os continentes serão remodelados, sem falar que muitas das maiores cidades do mundo deverão desaparecer sob as águas. Aliás, você prestou atenção nos efeitos que serão sofridos aqui na América do Sul? Preocupante, não é mesmo?

E Jaraguá, como fica?

Essa é uma boa pergunta, mas já que estamos falando em previsões, é muito provável que a nossa cidade suma do mapa e boa parte fique totalmente submersa. Mas aí alguém, de repente, sugere: “corram para as colinas o Morro das Antenas!” É uma boa tentativa de sobreviver, hein? Mas, pra entender, vamos aos dados.

Se todo o gelo do planeta derretesse, o nível dos mares ia subir pouco mais de 65 metros. Ok? Ok.

Como a altitude (a distância vertical medida entre um ponto da superfície terrestre e o nível médio do mar) da nossa cidade é, em média, 30 metros (tendo como base o Centro), boa parte da nossa Jaraguá ficaria em baixo da água.

Já a Chiessetta possui uma altitude aproximada de 500 metros acima do mar, e o Morro das Antenas 897 metros de altitude. Então, se der treta, o conselho é ficar no alto!

Veja alguns dados de altitude em Jaraguá:

– Praça Ângelo Piazera: 29 metros de altitude (acima do nível do mar)
– Portal Jaraguá (BR-280): 24 metros de altitude
– Morro das Antenas: 897 metros de altitude, considerando a rampa que a galera usa pra saltar de parapente
– Pico Jaraguá (o ponto mais alto da cidade): 926 metros de altitude

*Quem nos forneceu esses dados foi a Prefeitura de Jaraguá, com base no IBGE.

Fontes: Mega Curioso e PMJS