Por: Ricardo Daniel Treis | 7 anos atrás

Upgrades: GPS e câmeras nas viaturas, sistema de reconhecimento instantâneo de veículos roubados e com documentação atrasada, radares móveis e novos rádios para comunicação. 

Equipamentos 14BPM

Em Jaraguá do Sul novos equipamentos auxiliam policiais militares
Desde de quinta-feira, 14 de abril, todas as viaturas da Polícia Militar em Jaraguá do Sul, operam com câmeras de monitoramento instaladas nos para-brisas. No total, são 23 unidades que foram adquiridas através do convênio de trânsito, firmado entre o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e, a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, com o investimento de R$ 1,1 mil a unidade.

As câmeras instaladas servem para gravar o trabalho dos policiais militares nas viaturas de radiopatrulhamento, tornando as abordagens mais transparentes, além do mais, tende a evidenciar o comportamento de suspeitos abordados, que muitas vezes dificultam o cumprimento da Lei e da manutenção da Ordem Pública.

Aliada ao GPS (Global Positioning System, em português: Sistema de Posicionamento Global) existente em mais de 60 viaturas militares na área do 14º BPM –Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder — desde o início desde ano, a câmera de monitoramento é mais um equipamento importantíssimo no combate à criminalidade.

Outros equipamentos, que dentro de pouco tempo serão usados pelos PMs para a melhoria da comunicação operacional, são os 60 novos rádios “modelo HT kenwood 480” já adquiridos com parcerias do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos de Indústrias), e da Prefeitura Municipal.

Também já estão nas ruas, dois indispensáveis instrumentos na fiscalização do trânsito jaraguaense, os radares móveis. Os equipamentos estão em funcionamento há pelo menos duas semanas nas principais vias da cidade.

O OCR (Optical Character Recognition) possui um sistema que identifica veículos sem licenciamento e com registro de furto ou roubo. Com câmeras potentes, o OCR registra a placa do veículo e informa ao operador se o veículo está com problema de licenciamento ou registro de furto. O alcance é de mais de 20 metros.

O radar móvel de velocidade é usado em vias de maior circulação de veículos e com sinalização de velocidade máxima permitida, informando os condutores. O equipamento fotografa o veículo que transita acima da velocidade, sem a necessidade de abordar o motorista.

Texto & Publicação – Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social | 14º BPM