Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

Após uma longa espera, um Novo Arthur Müller será devolvido à comunidade de Jaraguá do Sul no próximo sábado, dia 29 de março, com ampla festividade. Reformado com recursos próprios da administração municipal, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), o palco mais antigo do esporte jaraguaense será entregue completamente remodelado às 9h30.

Mas a programação inicia um pouco antes, com a bola subindo para o Jaraguá Streetball, evento de basquete de rua com mais de 300 jogos, a ser disputado em três categorias: mirim, infantil e infanto.

24MAR14-09-l-Infraestrutura-l-Novo-Arthur-Müller-©-Henrique-Porto-FME-600x399

Duas ações estão marcadas para iniciarem às 10h30. Dentro do ginásio acontece a inauguração do novo piso poliesportivo, com a partida entre Jaraguá do Sul e Joinville, válida pelo Campeonato Catarinense de basquete sub-17 feminino. Fora dele, um passeio ciclístico gratuito deve reunir cerca de 400 pessoas, com os apoios do Pedala Jaraguá e do Jaraguá Fahrrad Gruppe.

A programação interna de jogos prossegue até às 20h, mostrando os múltiplos usos do local. O futsal pede passagem com três jogos: FME versus Imprensa, Pedreiros contra Eletricistas e uma demonstração com surdos. Depois iniciam os jogos de voleibol, com uma demonstração de surdos e um amistoso com atletas máster, no feminino. Por fim, a casa volta a ser do basquete, com um amistoso entre veteranos da modalidade.

A programação será intensa também do lado de fora, com a realização de apresentações na pista de skate e bike; serviços de saúde com o SESI Farmácia e o SESC; a finalização da pintura do muro (Projeto Pintando a Cidade, das Tintas Coral); atividades lúdicas e artísticas; brinquedos infláveis do SESI e finalizando com a largada da Jaraguá Night Race, às 19h, com a participação de aproximadamente 400 corredores.

24MAR14-07-l-Infraestrutura-l-Novo-Arthur-Müller-©-Henrique-Porto-FME-600x399

A reforma:

O antigo Ginásio Arthur Müller passou por uma completa remodelação interna e externa. Inaugurado em 15 de março de 1977, foi o primeiro palco poliesportivo e multiuso de Jaraguá do Sul. Em 1980, foi a praça principal de competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizados no município na ocasião.

Em junho de 2006 o espaço sofreu sua primeira grande reforma, adequando as instalações à realidade atual do esporte. Uma nova pintura, a melhora do piso da quadra, a instalação de um novo placar eletrônico, a colocação de tabelas hidráulicas de basquete, além da implantação de acessos para deficientes físicos, foram algumas das melhorias executadas.

Esta nova reforma foi mais complexa, ao ponto da denominação de local mudar para Novo Arthur Müller. Foram realizadas a substituição do telhado (que agora conta com telhas térmicas e acústicas), da fiação elétrica, a renovação do sistema hidráulico, a troca do sistema de iluminação (agora em lâmpadas de LED) e a ampliação do espaço da quadra (que passa a ter uma área total de 31 por 20 metros, o que permite a montagem de uma quadra de até 30 por 18 metros).

24MAR14-04-l-Infraestrutura-l-Novo-Arthur-Müller-©-Henrique-Porto-FME-600x399

Também foram realizadas adequações estruturais, como a remoção de dois degraus da arquibancada para melhorar as condições de acessibilidade e as saídas de emergência. O local contará ainda com um piso esportivo de primeira linha, em polipropileno. Trata-se de um equipamento removível, que deixará o local apto a múltiplos usos, tal qual a Arena Jaraguá.

Além das grandes mudanças internas, o pátio também passou por uma reformulação completa, levando em conta o objetivo da administração municipal em privilegiar as pessoas em detrimento aos veículos. A ideia foi transformar o local em um ponto de lazer para a população, considerando a excelente localização do equipamento esportivo, que leva o nome de um dos maiores incentivadores do esporte local.

Fonte: Site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Fotos: FME Jaraguá.