Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

Quem trouxe o material foi a revista Galileu, junto a uma matéria muito bacana sobre a phodausermente famosa série dos anos 80. Confere:

macgyver

Ao longo dos 139 episódios da série Profissão: perigo, exibida entre 1985 e 1992, MacGyver não disparou um único tiro. Avesso a armas de fogo, o agente interpretado por Richard Dean Anderson preferia usar seus conhecimentos científicos para fazer gambiarras mirabolantes (apelidadas de “macgyverismos”).

“Mac­Gy­ver fez sucesso porque é um homem comum”, arrisca o físico e matemático Leonard Mlodinow, um dos roteiristas da série, coautor de Uma nova história do tempo, com Stephen Hawking, e autor de best-sellers como O andar do bêbado. Criado por Lee David Zlotoff, MacGyver é a mais perfeita antítese de outro famoso agente secreto, James Bond. Ao contrário do 007, que dispunha de um arsenal de gadgets, MacGyver só podia contar com elementos do cotidiano, como clipes de papel e canivete suíço, para fugir do perigo.

“Muito da inspiração para criar o personagem veio do meu pai, que era um cara multifacetado e também me deu meu primeiro canivete suíço, que continua comigo até hoje e inspirou aquele que Mac­Gyver usa”, explica Zlotoff. “Quanto mais simples e direto, melhor era o truque”, cita o geólogo John Koivula, diretor do Instituto Gemológico da América, que já foi acordado de madrugada pelos roteiristas para explicar como se faz explosivo com leite. Ao todo, Koivula ajudou a bolar 313 “macgyverismos”: 302 para a série e 11 para os dois filmes para a TV, O tesouro perdido de Atlântida e Conspiração internacional. “Se percebia que o truque oferecia qualquer risco de lesão, eu omitia detalhes importantes para evitar que os telespectadores o reproduzissem em casa”, confessa o consultor. Mesmo assim, houve adolescente que conseguiu explodir o armário do colégio e, na hora de pagar o prejuízo, colocou tudo na conta do personagem da TV.

O MESTRE E SEUS TRUQUES – clique para ampliar
284_etc_macgyver_02

Pra fechar, ajudo a lembrar de outro ponto épico da série: na versão brasileira tocava Rush na abertura! Phoooda:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/C_mXqMG3K0k” width=”650″ autohide=”1″]

E pra piazada que nunca viu o mestre em ação, no YouTube tem uma série de clips disponíveis. Procurem por “MacGyver tricks”, então relaxem e apreciem o show:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=XfCa3wn37mU” width=”650″ autohide=”1″]