Por: Anderson Kreutzfeldt | 11/02/2014

fresco-emoticons_21-635

Se você usa os emoticons corretamente, você com certeza vai se identificar com essa notícia: eles provocam emoções em nosso cérebro da mesma maneira que expressões faciais reproduzidas pelos seres humanos. Os emoticons foram criados nos anos 80 e fazem parte não apenas da cultura pop, mas do cotidiano de pessoas de todas as classes sociais. Quantos dias por semana você passa sem mandar ou receber um “(:”?

Aparentemente, a mesma região do cérebro que identifica um sorriso, por exemplo, identifica um emoticon. O estudo é de pesquisadores da Universidade de Flinders, na Austrália.

“Não há uma resposta natural neural aos emoticons que já nascem com os bebês. Antes de 1982, não havia razões pelas quais um “:-)” ativasse áreas que reconhecem rostos no córtex, mas agora isso acontece porque aprendemos que isso representa uma face”, declarou o cientista Owen Churches à ABC News. “É uma resposta neural inteiramente criada pela cultura. É realmente algo incrível”.

O estudo contou com 20 participantes que observaram a pontuações conhecidas como “;)”.

“As áreas do cérebro envolvidas no reconhecimento facial não são capazes de processar a imagem como um rosto” – completou Owen Churches.

Fonte: @OlharDigital