Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

Inicialmente queria tecer um comentário: creio que o Natal seja uma época para aceitarmos todas as diferenças. Eu não sou ateu, mas algumas das melhores pessoas que conheci em toda minha vida são. Devemos respeitar o livre arbítrio de cada um, ainda mais em uma época como essa que prega a tolerância como um princípio fundamental.

newtal (1)Para não passar o Natal em branco, alguns ateus optam por celebrar o “Newtal” em alusão ao cientista Isaac Newton, que nasceu no dia 25 de dezembro segundo o calendário juliano.

É o caso de Daniel Sottomaior, presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). Em sua árvore, por exemplo, os enfeites são bolinhas em forma de maçã, em referência à lenda que diz que a queda da fruta teria inspirado Newton no desenvolvimento da lei da gravitação universal.

Apesar da contraposição ao feriado religioso, Sottomaior afirma que o Natal não incomoda os ateus –cerca de 2% da população brasileira. Segundo ele, muitos o celebram como uma data comercial.

O “feriado alternativo” recebeu amplo destaque nos últimos anos, chegando inclusive a ser noticiado pela Folha Online em 2010.