Por: Ricardo Daniel Treis | 09/07/2010

Coisa de cidade grande…

Mas é na tristeza que a gente constata a necessidade. Amanhã acontece o 1º Movimento Municipal Pelo Resgate da Dignidade dos Moradores de Rua. A mobilização acontece das 9 às 11 horas nas proximidades dos semáforos, no centro da cidade, com trabalho de conscientização.

O Centro de Resgate Social é um conhecido nosso, já pude averiguar em mais de uma ocasião o trabalho que desenvolvem. Lembram da ocasião que o Ramon fez a doação de cestas básicas lá? Foi aí que nos apresentaram.

O Centro de Resgate Social atende moradores de rua desde 2006 e tem como meta resgatar a dignidade e a cidadania dessas pessoas. Incentivar o convívio familiar e social e ainda, quando possível, encaminhar os moradores ao mercado de trabalho, também são objetivos da casa. Nos quase quatro anos de trabalho, 93 ex-moradores de rua foram encaminhados ao mercado de trabalho. O número de pessoas abrigadas temporariamente na casa passou de mil. Todos recebem cuidados de higiene pessoal, têm um local digno para dormir, recebem roupas e calçados novos, têm três refeições diárias, e são atendidos por psicóloga, assistente social e terapeuta ocupacional.

Muitas coisas acontecem que levam pessoas às ruas, não é só a pobreza. O Centro resgata documentos, cuida da saúde dessas pessoas, e, como dito, traz a dignidade de volta. Depois disso, depende mais do cidadão. Os casos não são poucos, muitos se salvam simplesmente criando alí a coragem de encarar a família.

Contaram lá para nós casos de mendigos que tem casa, esposa e filhos em outras cidades. São pessoas que acabam por aqui na perambulação, que simplesmente desistiram, e que tem na esmola estímulo para continuar nessa condição.

Tomem a sinalização como lembrete.


O Centro de Resgate Social funciona na Rua João Januário Ayroso, 1.855, no bairro Jaraguá Esquerdo, próximo à rua de acesso ao Estádio João Marcatto. O telefone para contato é 3371 1534. Não hesite ligar.