Por: João Marcos | 6 anos atrás

A riqueza das histórias do passado juntamente com a magia das narrativas que ganham vida nas telonas. Estes dois ingredientes dão forma ao Festival Cinema nos Museus, que acontece em Jaraguá do Sul, entre os dias 24 de outubro e 28 de novembro. Durante o evento, os três principais museus da cidade (WEG, Histórico Emílio da Silva e Wolfgang Weege, do Parque Malwee) serão sede de exibições gratuitas de diversos curta-metragens.

O principal objetivo do projeto, desenvolvido pelo Museu WEG e viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, é levar filmes fora do circuito a espaços alternativos, movimentando assim os espaços com uma programação diferente.

As sessões serão temáticas e um dos destaques da programação é a exibição de curtas estrelados por Amácio Mazzaropi, que ficou imortalizado por sua atuação em Jeca Tatu, comédia brasileira de 1959. No ano em que se comemora o centenário de Mazzaropi, os filmes apresentados durante o festival foram selecionados pelo próprio filho dele, Andre Luiz Mazzaropi.

Curtas catarinenses e até mesmo produções feitas em Jaraguá do Sul também fazem parte da lista de atrações. Estarão à disposição do público ainda títulos como Cerveja Falada, Espalhadas pelo Ar, Lápide e Calango Lengo – Morte e vida sem ver água.

Todas as sessões são gratuitas, mas é preciso retirar ingresso junto aos Museus participantes com antecedência. Elas acontecem no Museu WEG nas quartas–feiras, às 19h30, no Museu Histórico Emílio da Silva, às 15h, e, aos sábados, no Museu Malwee, às 15h. O evento é aberto a toda comunidade. Vale lembrar, porém, que a maioria dos filmes tem classificação etária de 14 e 16 anos.