Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Divulgação

Divulgação

Segue abaixo um balanço das ações emergenciais de auxílio à população atingida pela enxurrada sem precedentes na história de Jaraguá do Sul. Foram 376 milímetros de chuva desde sexta-feira (6) até domingo (8). Setenta mil pessoas atingidas pelas cheias, ou aproximadamente 50% de todo o município. Cerca de 90 pessoas desabrigadas e centenas de desalojadas, estas estão em casas de parentes. Os bairros mais atingidos foram Amizade, Vila Lenzi, Rau, Centro, Vieira e Ilha da Figueira. Setenta por cento da área urbana da cidade foi atingida. De acordo com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul, NÃO há previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

Desde que a forte chuva começou a cair, a Defesa Civil, em conjunto com as secretarias municipais e uma equipe treinada para salvamentos e resgates – incluindo Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Exército, Clube de Canoagem Kentucky, e Jeep Club, entre outras organizações – atendeu chamados, resgatou e abrigou famílias. A Secretaria da Assistência Social centraliza as doações no Pavilhão A do Parque de Eventos. Móveis e colchões EM BOM ESTADO estão sendo recebidos no Pavilhão B do Parque de Eventos, no bairro Barra do Rio Molha, onde acontece a Schützenfest. São aceitos (e doados às famílias que necessitam): materiais de limpeza, material de higiene pessoal, leite, bolacha, água e açúcar, alimentos prontos para o consumo, que não precisam ser cozidos.

Secretaria da Saúde – secretário Ademar Possamai – 2106-8436

De acordo com o secretário da Saúde, Ademar Possamai, os postos de saúde mais atingidos pelas cheias foram os do bairro Rau, Vieira, Centro (Reinoldo Rau) e o gabinete odontológico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro. Nestes postos, a secretaria está trabalhando na limpeza e recuperação, o que deve demorar mais de 24 horas.

Nos outros postos, o atendimento está sendo feito. De acordo com o secretário, médicos da rede municipal se dispuseram a trabalhar no atendimento hospitalar de emergência e, se necessário, a direção dos dois hospitais da cidade, Hospital São José e Hospital Jaraguá, vão contatar a secretaria.

A Unidade Básica Central, conhecida como Posto da Reinoldo Rau, que centraliza muitas vacinas, foi totalmente atingida e perdeu grande parte do estoque de vacinas. A gerente de imunização, Ana Cristina Machado Kneipp, explica que o Município pedirá doses de vacinas à Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário da Saúde, Ademar Possamai, alerta a população para os cuidados na limpeza das residências, para que evitem o contato com água das enchentes, o que pode levar a diversas doenças, entre elas, leptospirose e hepatite. Recomenda-se, na medida do possível, que sejam utilizadas botas e luvas. A Secretaria da Saúde também recomenda que os alimentos que foram atingidos pelas águas da enchente não sejam reutilizados.

Samae – presidente Ademir Izidoro – 2106-9100

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, comunica que, devido aos danos nas motobombas que bombeiam a água para a região central da cidade – causados pela água que invadiu a Estação de Tratamento de Água Central – o abastecimento foi interrompido. O Samae já comprou, em caráter emergencial, seis motores para restabelecer o abastecimento e os motores atingidos – aproximadamente 13 motobombas 175 cv – estão sendo recuperados. O reservatório da ETA Central, de aproximadamente quatro milhões de litros, foi atingido pelas águas sujas da enchente e precisa ser esvaziado, limpo e reabastecido com água limpa para, então, voltar ao funcionamento normal. Uma equipe de Florianópolis (SC), especializada neste serviço, foi contratada para trabalhar no local. O Samae pede a compreensão da comunidade e prevê que na quarta-feira (11) o abastecimento de água na região central da cidade já esteja normalizado. “A situação é grave. Nunca, na história do Samae de Jaraguá do Sul, houve uma enchente nessas proporções”, disse Izidoro, em reunião emergencial com o prefeito, chefe de Gabinete e os secretários municipais, na manhã desta segunda-feira (9).

Os reservatórios das regiões de Águas Claras, Krause, Molha e Santa Luzia e a ETA Sul de Garibaldi já voltaram a funcionar. O reservatório do Boa Vista deve voltar a abastecer as casas a partir da tarde de hoje (9).

Vazamentos devem ser avisado para o Samae através do telefone (47) 2106-9100.

Secretaria da Educação – secretário Elson Quil Cardozo – 2106-8122

Escolas e centros de educação infantil sem atendimento hoje e amanhã (9 e 10)

A Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul comunica que, em função das chuvas deste final de semana, NÃO haverá aulas nem atendimento em TODAS as escolas e em TODOS os centros de educação infantil da rede municipal de ensino hoje e amanhã (9 e 10). A medida foi adotada devido à falta de água potável nas unidades educacionais e deslocamento de pessoal para auxiliar na limpeza e recuperação dos estabelecimentos atingidos, como as escolas Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira) e Alberto Bauer (Czerniewicz), por exemplo. Havendo mudança nas orientações, novo comunicado será emitido oportunamente.

Secretaria da Defesa Civil, Obras e Fujama

A Prefeitura de Jaraguá do Sul orienta os moradores que desejam descartar móveis inutilizados pelas águas que os deixem na calçada, pois equipes da administração municipal estão percorrendo os bairros com caminhões para recolher esse material.

CAMINHÃO PIPA – A Prefeitura de Jaraguá está disponibilizando caminhão pipa para limpeza de propriedades atingidas, mas somente para os bairros onde o abastecimento de água do Samae ainda não esteja normalizado. Para receber o auxílio do caminhão pipa, é preciso ligar para a Ouvidoria (0800-6420156 ou 156) e fornecer as seguintes informações: nome, CPF e endereço completo.

LIMPEZA – Junto com o caminhão pipa será fornecido kit de limpeza.