Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Jaragua-do-Sul

O verão está longe, mas os agasalhos terão que voltar para o guarda-roupa por mais alguns dias. Quem conhece o comportamento climático, já espera que depois do nevoeiro, no início da manhã, o sol vem para esquentar o dia. Pois preparem-se, esta condição deverá permanecer até a próxima quinta-feira (11), com  a temperatura subindo consideravelmente durante o dia e diminuindo à noite.

O veranico ou veranito é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. Consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25-35 graus centígrados), forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsania de Araujo, as temperaturas podem variar entre 28°C a 30°C, principalmente à tarde. “Esses períodos são comuns em maio, e configuram um veranico”, explica. Ela acrescenta que a frente fria é esperada para a quinta-feira e fará as temperaturas caírem.

O inverno começa exatamente às 13h38 de 21 de junho, e termina dia 23 de setembro. Para o trimestre de junho a agosto, a previsão é de chuva acima da média e frequente em Santa Catarina. Em cada mês, são esperados de 80 a 130 milímetros de chuva do Planalto ao Litoral.