Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

charge_apagaoA falta de energia por pouco mais de uma hora, por volta das 14h de ontem, atingiu 30 mil unidades consumidoras nas cinco cidades da região do Vale do Itapocu. O apagão foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), na Central em Brasília, e prejudicou consumidores de toda a região Sul e Sudeste, e também Mato Grosso do Sul. No país, cerca de dois milhões de residências foram afetadas. Não há informações oficiais sobre o que teria causado a interrupção do fornecimento.

“Houve um problema na linha de transmissão, mas não sabemos ainda qual foi o problema”, confirmou o gerente regional da Celesc, Luiz Melro Neto. Com a falha no SIN, a qual a Celesc está interligada, automaticamente as redes de distribuição desligam os alimentadores para aliviar a carga. “E quando volta, precisamos religar aos poucos para não sobrecarregar o sistema”, completa.

Alguns bairros de Jaraguá do Sul, como o Centro, Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Cerro, e o Bairro Amizade, em Guaramirim, não registraram falta de energia. “Todos os municípios foram atingidos, mas nem todos os alimentadores desligaram”, disse Melro. No Estado, o apagão afetou 315 mil imóveis.


Matéria d’O Correio do Povo de hoje. Charge da mesma edição, por Fernando Bastos.