Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Sim, aconteceu. Entrou um morcego na minha casa. Era sábado de manhã, entrei no banheiro e lá estava ele, no cantinho do box, parado.

como tirar morcego de casa

A minha primeira reação? Peguei um pano, abri o box devagar e o coloquei em cima do morcego, para que o animal não saísse dali. Seja um morcego, passarinho, sapo ou inseto, toda imobilização sempre faço com um pano grosso, a fim de não machucar o bicho e também evitar ao máximo possível algum contato físico direto com ele.

Sai e tranquei a porta para que meu gato não interagisse com ele. Afinal, soltaria o bichinho apenas à noite, e o morcego pode passar doenças, como a raiva, por exemplo (tanto para os animais quanto para nós, humanos).

E apesar dos morcegos serem um “pesticida” muito natural, pois comem insetos, um morcego no quintal ou fora de casa é muito diferente de um morcego dentro casa.

Mas atenção, eles podem ficar selvagens se se sentirem ameaçados, por isso, é importante manter a calma e tranquilidade nessas horas. O amiguinho que entrou lá em casa sequer se mexeu, estava bem de boas, até parecia uma barata gigante paradinha (se é que isso pode ser positivo de alguma maneira).

como tirar o morcego de casa 2

Morcego fantasiado de barata gigante

E se você não sabe e já quer estar preparado caso a situação aconteça com você, fica esse passo a passo:

  • Fique calmo, o bicho só quer sair dali, ele não entrou pra te atacar.
  • Se você tem animais de estimação, primeiro isole-os em outro cômodo.
  • Vá ao ambiente onde está o morcego e também feche todas as portas, a fim de que ele não vá para outros lugares da casa.
  • Dica: luzes acesas deixam os morcegos desorientados, deixando-os um tanto inativos.
  • Pegue uma toalha, pano ou um tufo de papel higiênico para imobilizar o bichinho. Luvas de borracha são uma proteção a mais contra fluidos. Se ele estiver no chão, uma pazinha pode te ajudar também. Lembre-se que o animal é frágil, e você acidentalmente pode esmagar algum membro dele se usar de muita pressão.

como tirar um morcego de casa

  • Pode acontecer de o animal se assustar, ele vai fazer barulhos e zunidos. Isso é normal.
  • Leve-o para o ar livre e deixe que vá sozinho. No meu caso aconteceu naturalmente do animal se agarrar ao pano, isso facilitou bastante o processo. Observe se não vai rolar o mesmo com você.
como tirar morcego de casa 2

Ele pode ficar um pouco apegado ao pano

Situação à parte: soltei o bichinho no beiral da sacada, mas ele não saiu voando. Depois de um tempo ele escalou a parede, e permaneceu num canto, acima. Imaginando que ele pudesse estar doente, achei mais prudente levá-lo para mais longe. Repeti todo processo de remoção com o pano, e coloquei-o no tronco de uma árvore, que ele acabou escalando.

Na sequência tratei de limpar e desinfetar bem os locais por onde ele passou. Viu nas fotos como haviam sujeiras ao redor dele dentro do box? Na minha interpretação eram fezes, então não dei mole. Ah, outra: o pano que usei eu joguei fora. Vai que, né?

THE END

Viu como é fácil? Se o Ricardo aqui do QG conseguiu, você também consegue. Mas ué, o Ricardo? Claro, né, eu nunca encostaria em um morcego, rs O relato e as fotos acima são dele. 🙂