Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Quando a temporada de chuva chega, o ar fica mais úmido, algo que pode causar o aparecimento do mofo em diversos pontos da casa. Além de ter uma aparência desagradável, o mofo muitas vezes apresenta ainda um cheiro incômodo e estimula o aparecimento de doenças respiratórias e alergias.

Mas afinal, o que é o mofo?

O mofo é formado por um fungo, que se prolifera em locais úmidos e escuros. O micro-organismo trafega pelo ar e assim se multiplica e se prolifera através de esporos – camada protetora e que garante a germinação da espécie – que são soltos no ar. Quando encontram um local com as condições ideais eles se reproduzem, gerando assim uma colônia.

Também chamado de bolor, ele pode ser encontrado em alimentos, roupas, armários, cortinas de banheiro, paredes, teto, madeira, papel e até mesmo na geladeira. No caso da comida, ela se torna inviável para consumo assim que for percebida a primeira camada de mofo. Por isso, fique atento à validade dos produtos e a melhor forma de armazenamento.

Para aprender a eliminar o mofo de vez da sua casa, confira as dicas a seguir:

No banheiro

mofo banheiro

Foto: Divulgação

Tá aí um cômodo fácil de acumular umidade, por causa do vapor do chuveiro. Para acabar com as manchas de mofo, esfregue metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxágue com água. O limão é ácido e funciona bem no banheiro.

As cortinas do box são um capítulo à parte. A dica é misturar em um balde 1 litro de água com quatro colheres de sal e deixá-las de molho até as manchas sumirem. Depois, lave-as normalmente.

Nas roupas

mofo armarios

Foto: Divulgação

O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas. Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha terá saído. Em seguida, lave a peça.

Nas paredes

Misture 1 litro de água com 1 litro de água sanitária e uma colher de sabão em pó ou líquido. Encharque um pano na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem.

Nos armários

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Abriu a porta do guarda-roupa e veio aquele cheirinho de guardado? Depois de tirar toda a roupa do armário, coloque vinagre branco dentro de um borrifador (guarde o frasco de um limpa-vidros, por exemplo) e espirre em todos os cantos, até nas gavetas. Passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas.

O vinagre é ácido, então, ele inibe o desenvolvimento de fungos. A dica é repetir esse processo pelo menos uma vez por mês. Para acabar com o cheirinho de guardado, pegue uma meia-calça velha, coloque serragem de cedro dentro e pendure-a no armário. Ele neutraliza o cheiro de mofo, mas, diferentemente da naftalina, não tem odor”. Você encontra serragem em casas de produtos naturais ou marcenarias. Bolinhas de cedro, mais fáceis de achar, também funcionam.

Fontes: M de Mulher e Dicas de Mulher