Por: Ricardo Daniel Treis | 10/05/2011

Milico

O começo da semana foi de muita correria para o instrutor de capoeira Jeferson Batista Ramos, 31 anos, o Milico, de Jaraguá do Sul. Hoje, ele embarca para a França, onde disputa o Campeonato Europeu de Capoeira, em Paris, a partir de sexta-feira. Ele viaja com a delegação brasileira do Grupo Muzenza, que participa como convidada da competição.

No último Campeonato Mundial, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2010, Milico ficou com a 5ª colocação na categoria B. Em 2008, na mesma competição, ele ficou em terceiro lugar, o melhor desempenho da carreira.

O capoeirista jaraguaense espera que a participação no Europeu facilite a sua participação no Mundial do próximo ano, que também deve ocorrer no Rio. A disputa vai até domingo. “A capoeira se desenvolveu muito na Europa, principalmente na França, onde o número de adeptos cresce a cada ano”, diz Milico.

Apesar do corre-corre para deixar tudo pronto para a viagem, Milico arrumou ontem um tempo para os alunos na Escola Professora Gertrudes Milbratz, no bairro Rio da Luz. O atleta é instrutor em 11 escolas e mantém duas academias na Barra do Rio Cerro e no Centro. “Hoje, Jaraguá do Sul tem uma capoeira de alto nível. Com orgulho, posso dizer que ajudei a formar o campeão sul-americano de 2008, Fernando Marques”, afirma Milico.


Foto e matéria: AN