Por: João Marcos | 6 anos atrás

Achou que por conseguir ter passado a virada de 2012 tava tudo certo? Pois então olha essa:

 

Explosões no céu da região dos Montes Urais, na Rússia, geradas pela queda de um meteorito, causaram pânico e danos em ao menos seis cidades, segundo informações divulgadas pela agência RT nesta sexta-feira. Mais de 400 pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas, sendo ao menos três delas com gravidade. Cerca de 20 mil membros de equipes de resgate foram enviados para a área.

Testemunhas disseram que casas estremeceram, janelas explodiram, a energia elétrica caiu em alguns locais e celulares pararam de funcionar.

Como os russos gostam de nos “presentear” com as imagens gravadas pelas câmeras de seus carros, olha só que impressionante essa que mostra o momento exato do meteorito chegando ao solo:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/7c-0iwBEswE” width=”640″ autohide=”1″]

A maioria dos feridos não foi por conta de ser atingido diretamente pelo meteorito e sim por cacos de vidros que foram soltos pelas janelas após o impacto. No vídeo abaixo você pode ver o momento do impacto e seus efeitos:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/b7mLUIDGqmw” width=”640″ autohide=”1″]

Esclarecendo as dúvidas que podem surgir quanto ao fenômeno ser um meteoro ou um meteorito:

Pequenos fragmentos de poeira cósmica, geralmente de cometas e asteroides, são chamados de meteoróides.

Se entram na atmosfera, viram meteoros. Se chegam ao solo, são meteoritos.

Com tantas imagens e vídeos dispostos na internet, só me fez lembrar de uma foto que publiquei ainda no ano passado da galera esperando pelo fim do mundo:

Se você quiser mais informações e vídeos sobre o ocorrido é só clicar aqui, aqui e aqui.