Por: João Marcos | 6 anos atrás

Integrantes da equipe de avaliação do MEC para a criação de cursos de Medicina se reuniram hoje pela manhã, na Prefeitura de Jaraguá do Sul, com o secretário municipal da Saúde, Ademar Possamai, e sua equipe, com o médico Luis Carlos Stoeberl (Associação Médica de Jaraguá do Sul), e o reitor da Católica de Santa Catarina, Robert Burnett, para discutir os passos necessários para a criação de um Curso de Medicina em Jaraguá do Sul. Um dos integrantes do MEC, o médico José Lúcio Machado, explicou que o maior beneficiado com a implantação será a população, que contará com médicos capacitados e em maior número nos serviços de saúde. Também citou que os médicos já existentes no município também lucrarão com o curso, já que poderão continuar estudando e se aprimorando na instituição de ensino.

A criação do curso depende agora do cumprimento de várias etapas determinadas pelo MEC, que serão analisadas e encaminhadas por uma equipe formada pela Católica, Secretaria Municipal da Saúde, hospitais e conselhos de saúde (municipal e estadual).

Possamai disse aos integrantes do MEC que Jaraguá do Sul tem carência de profissionais médicos e que o Curso de Medicina será muito bem-vindo na cidade. Também garantiu que terão todo o apoio do município na implantação e irá solicitar aos conselhos municipal e estadual de Saúde cartas de apoio à criação do curso, já que os avaliadores do MEC explicaram que esse tipo de documento é importante para a aprovação da graduação.

Outro avaliador do MEC, o médico Evandro Guimarães de Sousa, citou que será preciso uma estruturação do município para receber os profissionais na rede pública de saúde, incluindo a residência médica em hospitais e postos. “Os estudos indicam que a residência médica fixa o médico no local onde ele fez a residência”, acrescentou Sousa.

Após a reunião na Secretaria Municipal da Saúde, a comissão foi visitar os postos de saúde da Vila Lenzi e da Tifa Schubert e, à tarde, os hospitais São José e Jaraguá.

Agora é torcer para que isso se torne realidade, com certeza vai agregar e muito para a cidade.