Por: Max Pires | 05/07/2010

Mauricio de Sousa, “pai” da turma da Mônica, é uma das atrações da 4ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. O cartunista vai conversar com o público às 10h30 e às 14h na praça Angelo Piazera, onde o evento continua até o próximo dia 12. Para assistir a palestra, é necessário retirar senhas no estande da organização evento.

Personagens que fazem sucesso há 50 anos

Com uma carreira que completou 50 anos, Maurício é reconhecido como um dos mais importantes cartunistas brasileiros. Embora voltado para o mundo infanto-juvenil, seu trabalho é acompanhado também pelo público adulto.

Começou a trabalhar como repórter policial no jornal Folha da Manhã, em São Paulo, onde, entre uma matéria e outra se dedicava ao desenho, que mostrava aos colegas, o que lhe proporcionou a abertura de uma oportunidade para editar algumas tiras para o jornal. Bidu e Franjinha foram as suas primeiras tiras a começar a circular através do jornal em 1959.

Com o decorrer do tempo, Maurício foi criando outros personagens como Cebolinha, Chico Bento, iniciando a publicação de um tablóide semanal dos personagens Horácio e Raposão. Em 1963, Mauricio criou juntamente com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, outra personagem denominada Tia Lenita, que passou a ser apresentada dentro de um encarte do jornal chamado “Folhinha de São Paulo”.

Neste mesmo ano também era criado o seu personagem mais famoso: a Mônica, inspirada em sua filha, mantendo até hoje uma sólida trajetória reconhecida no Brasil e no exterior.

Linguagem urbana como poesia

Depois de circular por alguns países da Europa, a performance Alfabeto Móvel chega a Santa Catarina e é um dos destaques da Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

A intervenção do poeta Ricardo Corona e da artista plástica Eliana Borges, às 19h, reúne poesia sonora com vídeos produzidos a partir da escrita urbana das placas de carro, pesquisa que desenvolvem desde 2005.

A performance tem duração de 40 minutos de poesia sonora, utilizando história em quadrinhos com o uso de computador e objetos acústicos. Alfabeto Móvel é feita com o uso da voz e o corpo, por meio de elaborações fonéticas e/ou efeitos sonoros de equipamento eletrônico e associada a vídeos e cenário. Para os autores, o objetivo principal é envolver o público em um contexto de livres associações entre as linguagens.

Depois da performance, Ricardo Corona participa de sessão de autógrafos do livro Amphibia.

Outras atrações da Feira do Livro

Além de Mauricio de Sousa e Ricardo Corona, a Feira do Livro vai contar com as presenças do cantor e escritor Humberto Gessinger (quarta-feira, 07/07, às 19h) e de Moacyr Scliar (sexta-feira, 09/070 15h).

O evento reúne expositores em 32 estandes ocupados por editoras e livrarias, em 2010 três novidades oferecem opções para todas as idades: o cinema 3D, a Biblioteca Móvel Itapemirim e o Café Literário.

A programação de cinema inclui sessões de “O Planeta Pede Socorro”, um filme que mostra com efeitos tridimensionais a influência do ser humano sobre o meio ambiente e a necessidade de medidas urgentes.

A Biblioteca Móvel Itapemirim proporcionará aos visitantes atividades dentro e ao redor de um ônibus, com opções de leitura em todos os gêneros literários e diversas atividades de integração.

No Café Literário, leitores podem conversar sobre obras e autores, num ponto de encontro agradável e interessante.

Ao lado destas atrações, haverá ainda a Maratona de Contos do SESC, apresentando os melhores contadores de história do estado, e a Mostra de Cinema “Livro em Cena” exibe livros que viraram filmes e filmes que falam de livros.

O acesso à IV Feira do Livro é gratuito durante todos os dias. Apenas haverá cobrança nas sessões de cinema 3D no valor de R$ 6,00 e R$ 5,00.

Programação desta segunda-feira

9h – Abertura da Feira
10h30- Palestra com Mauricio de Sousa
14h- Palestra com Mauricio de Sousa
19h – Alfabeto Móvel com Ricardo Corona e Eliana Borges (Performance)
20h – Bate-papo e sessão de autógrafos com Ricardo Corona
21h – Encerramento da Feira

A IV Feira do Livro de Jaraguá do Sul tem como autora homenageada Clarice Lispector e como autor patrono Gil Salomon. Realização da Design Editora, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura de Jaraguá do Sul, SESC e Governo do Estado via Secretaria de Desenvolvimento Regional, com patrocínio de O Correio do Povo e apoio da WEG e Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Confira a programação completa em www.feiradolivro.org.