Por: André Marques | 28/08/2014

Gatos adoram pular em cima das coisas, não é verdade? Se você anda tendo problemas em manter seus amigos felinos longe de certos lugares, eu tenho uma dica pra você: reforce os “sim” mais do que os “não”.

dq6jkvr0n7t1wtc3g76p

Emma Cristensen, no The Kitchn, conversou com o sussurador felino Jackson Galaxy – apresentador do Animal Planet’s My Cat From Hell – sobre um problema comum que muitos donos de gatos por aí têm de enfrentar. Os gatos sempre parece querer estar em cima do balcão da cozinha. Galaxy explica porque eles querem estar lá e o que você pode fazer:

…gatos vêem nossas bancadas como locais significantes do ponto de vista social. Você esta lá, fazendo algo interessante e o gatinho simplesmente quer saber o que é que está acontecendo. Existe também, é claro, o fato de que é de lá que o almoço dele vem!

Para cada “não”, você precisa também de um “sim”. Se você diz ‘não’ para seu gato quando ele subir onde não deve enquanto você prepara o jantar – ou a qualquer hora – dê a ele um “sim” para um lugar seguro também. Defina um lugar específico na sua cozinha, como uma cadeira próxima ou um daqueles arranhadores em forma de árvore, lugares que sejam “ok” para ele subir. Demonstre felicidade e faça-o entender que você está contente por ver que ele mudou seu comportamento.

gato_na_cozinha-t2

Para reforçar algo que ele faz de errado, você pode tentar aquela fita adesiva dupla-face para indicar lugares nos quais ele não deve pular. Ou – o favorito da maioria dos donos de gato – você pode promover um encontro entre o animal e o seu maior nêmesis: água.

Vale o lembrete, é de suma importância que todo mundo no perímetro doméstico deve estar a par de quais áreas são “sim” e quais áreas são “não”, caso contrário, seus gatos vão encontrar um jeito de aprontar quando você não estiver por perto.

Com o tempo, se você tiver pulso firme com eles, seus amigos peludos vão entender as regras.

Via Lifehacker