Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Conhecem a nobre história dessa mensagem agora tão popular (e parodiada) pela Internet?

O cartaz foi inicialmente produzido pelo Ministério da Informação da Grã-Bretanha, em 1939, durante o início da Segunda Guerra Mundial. Foi destinado a ser distribuído de forma a reforçar o moral em caso de um desastre de guerra. Mais de dois milhões e meio de cópias foram impressas, embora o cartaz tenha sido distribuído apenas em número limitado.

O cartaz foi o terceiro de uma série de três. Os dois primeiros cartazes da série que traziam os dizeres “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (“Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória”, em tradução livre), com 800.000 impressões, e “Freedom is in Peril, defend it with all your might” (“A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força”, em tradução livre), com 400.000 impressões, foram emitidos e utilizados em todo o país para fins de motivação, já que o Ministério da Informação imaginou que as primeiras semanas da guerra seriam desmoralizantes para a população. O planejamento para os cartazes começaram em abril de 1939. Em junho os designs foram montados, e em agosto de 1939 eles já estavam a caminho para a impressão, para serem colocados dentro de 24 horas antes do início da guerra.

A peça acima não chegou a circular massivamente e ficou esquecida, até que lá pelos anos 2000 os proprietários da antiga livraria Barter Books encontraram algumas caixas com estes cartazes em seu porão, e resolveram botar alguns para cima à venda. O negócio, como já devem imaginar, virou febre.