Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

 

A equipe da Secretaria de Planejamento Urbano de Jaraguá do Sul anunciou na quinta-feira, 9 de dezembro, que a prioridade para 2011 é a construção de pontes para melhorar o trânsito, uma das promessas da campanha eleitoral da prefeita Cecília Konell (DEM). O secretário Aristides Panstein informou que o projeto ainda está no começo, mas a intenção é construir a passagem que ligará as ruas João Carlos Stein, onde fica o Estádio João Marcatto, no bairro Jaraguá Esquerdo, na rua Walter Marquartd, no Rio Molha, perto do Curtume Arnoldo Schimitt.

A ponte passará sobre o rio Jaraguá e dará mais viabilidade aos motoristas que vêm dos bairros Barra do Rio Cerro, Rio Cerro e Rio da Luz e seguem para o Centro. “Nós colocamos a ideia no papel e fizemos o projeto. Ano que vem, vamos fazer o planejamento orçamentário, repassar para a Câmara de Vereadores e abrir o edital de licitação”, explica o secretário. Por enquanto, não há previsão para o início das obras.

A construção da ponte que liga os bairros Rau e Amizade depende de análise da Câmara de Vereadores. Se não for possível mudar o projeto original, uma das possibilidades é construir uma ponte que serve como viaduto sobre o rio Itapocu, no Centro. Ela começaria perto da Sociedade Cultura Artística (Scar), na rua Jorge Czerniewicz, e seguiria até a sede da Brasil Telecom, na rua Epitácio Pessoa.

“Esta seria uma obra grandiosa. Envolverá muitas desapropriações, muito dinheiro. Ela ainda está sendo planejada e pode sofrer muitas modificações. Não tem data para ser lançado o projeto e nem para começar as obras”, diz o secretário.

A Ponte do Centenário – que ligará as ruas José Theodoro Ribeiro e Waldemar Grubba – que está parcialmente pronta, também será prioridade para 2011. “Nosso trabalho está focado nas vias de acesso. No começo do ano, a ponte será liberada. Se não tivesse chovido tanto nestas últimas semanas, ela poderia ser aberta ainda este ano”, explica.

O setor de trânsito da Prefeitura também anunciou que em 2011 serão construídas rótulas para facilitar o acesso às pontes novas e para ajudar no tráfego. “Com rótulas, o trânsito sempre está em movimento. Já com semáforo, fica tudo parado. Acredito que é uma alternativa muito melhor”, observa Panstein. Prefeitura anuncia as metas para 2011 na área de planejamento urbano

A construção de novas calçadas também está entre as prioridades. A Prefeitura vai criar uma campanha de conscientização para os moradores construirem suas calçadas. Se isso não ocorrer, a Prefeitura deve construírem o passeio e depois cobrar do morador. “Mas claro, antes disso, teremos que dar o exemplo. Vamos consertar todas as calçadas dos órgãos públicos”, afirma a prefeita Cecília Konell.


Via AN