Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Nesta terça-feira, dia 7 de julho de 2015, a cidade de Corupá comemora 118 anos de fundação e 57 anos de emancipação política. A cidade é um destino de beleza surpreendente para os apreciadores do ecoturismo, prova disso, é o próprio nome Corupá. De origem indígena, a palavra significa “lugar de muitas pedras”.

10628650_928093480556716_6468939759973220954_o

Foto: pagina3.com.br

E para homenagear nossos vizinhos, listamos aqui algumas curiosidades sobre esse lugar que tanto amamos na região, a famosa Rota das Cachoeiras.

– O trecho pertence à Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Battistella, parque de preservação e ecoturismo reconhecido pelo Ibama em 2002.

– A Rota conta com 14 cachoeiras, sendo que atualmente apenas 13 estão acessíveis ao público (justamente a 13ª está com a trilha interditada após chuvas intensas na região terem comprometido sua segurança).

Entrada da rota  /  Foto: estradasecaminhos.blogspot.com.br/

Entrada da reserva / Foto: estradasecaminhos.blogspot.com.br/

– A reserva possui infra-estrutura de estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras.

– O local da Rota conta com 1.153,66 hectares de preservação. A reserva tem uma grande importância ecológica, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina.

– Temperatura: o mês de fevereiro apresenta a maior temperatura média, com 21°C, e julho apresenta a menor média, com 10,6°C.

Natureza exuberante e vistas de tirar o fôlego  /  Foto: estradasecaminhos.blogspot.com

Natureza exuberante e vistas de tirar o fôlego / Foto: estradasecaminhos.blogspot.com

– Do Centro de Jaraguá do Sul até a entrada da Rota das Cachoeiras são aproximadamente 34km de distância. O trajeto mais curto, conforme indicado pelo Google Maps, é pela Rua Roberto Seidel (entrada à esquerda na rotatória após o hotel Tureck Garden). Clique aqui para conferir o trajeto.

cachoeiras01

Trajeto conta pouco menos de uma hora de viagem por carro

– O percurso total para visitar as 13 cachoeiras é de 2.950 m, pela trilha denominada Passa Águas, situada ao longo do Rio Novo.

trilhas

Sinalização completa auxilia visitantes de primeira viagem / Foto: andarilhodailha.blogspot.com.br

– A umidade relativa do ar no local tem valores médios mensais entre 83% e 88%.

– A primeira cachoeira da Rota das Cachoeiras, a Cachoeira do Suspiro, recebeu este nome devido a reação instintiva das pessoas que chegam pela primeira vez ao local com a expressão: “Ah, que lindo”.

Cachoeira do Suspiro  /  Foto: montanhaativa.blogspot.com

Cachoeira do Suspiro / Foto: montanhaativa.blogspot.com

– Da primeira à última queda, o caminho leva em média 4h para ser realizado com segurança.

– Constam no regulamento: “Não é permitido o banho/mergulho na Reserva; Não é permitida a entrada com animais domésticos; Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da Reserva; Não é permitida a coleta de espécies animais e vegetais”.

Cachoeira Salto Grande, a última da rota  /  Foto: casalviajante.net

Cachoeira Salto Grande, a última da rota / Foto: casalviajante.net

– A última cachoeira, denominada Salto Grande por sua grandeza, tem 125 m de queda livre (foto acima). A altura corresponde a um prédio com aproximadamente 30 andares.

– A 11° cachoeira recebe o nome de Cachoeira do Palmito. Isso porque quando os descobridores passaram por ali, comeram palmito de uma palmeira que estava caída no meio da banheira da cachoeira.

Foto: rotadascachoeirascorupa.blogspot.com.br

Foto: rotadascachoeirascorupa.blogspot.com.br

– O valor do ingresso atualmente é de R$ 15,00 (apenas a maiores de 5 anos de idade). Ele pode ser adquirido no trajeto para a Rota das Cachoeiras no Mercado Fossile ou Camping e Restaurante Rio Novo (antigo Conrad). Não há venda de ingresso na portaria.

Foto: carmoschon.blogspot.com

Foto: carmoschon.blogspot.com

– O número de visitantes diários do parque chega a 1.500 na alta temporada.

– Veio de fora? Há local próximo para hospedagem, o Restaurante e Camping Rio Novo. Possui infra-estrutura de camping, banheiros com ducha, cancha de bocha, mesa de sinuca, serviços de bar e cozinha, área de festas. Oferece opção de refeições com comida caseira, tendo especialidade em receitas à base de bananas.

– Recomenda-se o uso de roupas leves, tênis ou botina de caminhada confortáveis e solado de boa aderência. Importante levar água, suco, frutas, chocolate, entre outros, assim como também aquele saquinho de lixo esperto para levar embora o que “sobrar”, certo?

– Horário de funcionamento do parque é com entrada a partir das 7:30h. Os últimos horários de entrada para que se possa fazer a visita de forma segura são: de abril a outubro até às 14h; de novembro a março até às 15h.