Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

americas-camp

Aos 17 anos e 2,05 metros de altura, o joinvilense Lucas Siewert é uma das mais promissoras revelações do basquete brasileiro. Desde o ano passado em Los Angeles (Estados Unidos), onde estuda e joga basquete, sua vida é uma verdadeira maratona entre treinamentos e participação de competições com a camisa da Seleção Brasileira.

A primeira convocação aconteceu em 2012 para participar da seleção sub-15 na disputa do Sul-Americano, quando quebrou o braço em um treino e ficou fora. Desde então tem dado passos largos para, na projeção do ex-jogador e gerente técnico da Fundação de Esporte, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Kelwin Soares, ingressar na exigente NBA – National Basketball Association (Liga Americana de Basquete). “O potencial dele já enche os olhos de muitos agentes e dirigentes”, diz Kelwin.

Nesta quarta-feira (4) ele esteve em Joinville e teve pouco tempo de rever amigos e familiares. Convocado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), viajou à noite para se apresentar em Bauru (São Paulo), onde a seleção irá treinar entre os dias 5 e 17 para disputar a Copa América de Basquete, na cidade de Colorado Springs/Estados Unidos, de 20 a 24 de junho. A meta é alcançar uma vaga para disputar o mundial sub-19 em 2015.

“A correria é grande. Como estudante estou ainda na fase colegial e pensando em me candidatar a bolsa de estudo. As opções são muitas, em várias universidades. Só não escolhi ainda o que seguir. No basquete, o horizonte esportivo é a Seleção Brasileira e a NBA”.

A vida esportiva de Lucas Siewert no basquete começou cedo. Aos 11 anos já era ligado à Associação Amigos do Basquete de Joinville (AABJ), aos 15 foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, com 14 anos, em 2011, foi campeão na Olesc (Jogos da Juventude Catarinense), sendo bicampeão em 2012. “Ele lembra muito o Tiago Splittler, que aos 12 anos já se destacava no basquete. O Lucas joga em qualquer posição com grau de eficiência muito alto”, relembra Kelwin Soares.

O ano de 2014 para Lucas Siewert tem sido de intensa projeção. Em abril foi convidado para participar do Jordan Brand Classic, em Nova Iorque, torneio disputado por seleções de nível colegial. Em maio, na cidade de Milão, integrou a Seleção Brasileira no Nike Classic International Junior. Em agosto, já está agendada a participação no torneio Adidas Nations, em Los Angeles (Estados Unidos) e no Americas Team Camp 2014 em Toronto (Canadá).

Em Joinville visitou a Fundação Municipal de Esporte (Felej), teve contatos rápidos com amigos, algumas horas com a família e preparou a mala para se apresentar nesta quinta-feira em Bauru (São Paulo), onde se integra a Seleção Brasileira que irá disputar a Copa América de 20 a 24 de junho nos Estados Unidos.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)