Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás
Orelhas dobradas podem indicar doenças cardiovasculares

Orelhas dobradas podem indicar doenças cardiovasculares

Uma pesquisa feita pelo Hospital da Paz de Madri em parceria com a Universidade Autônoma de Madri descobriu ser possível reconhecer sinais de doenças cardiovasculares através do lóbulo da orelha.

Os pesquisadores descobriram uma associação entre a doença e a inclinação do lóbulo em ambas em orelhas. Pelo estudo, esta relação existe quando ambas as orelhas têm uma inclinação de 45 graus.

O estudo foi feito com 300 pessoas e em todas foram tiradas fotos de ambas as orelhas e classificadas com diversas características da dobra. Só depois foi analisado o passado clínico de cada um dos voluntários.

Cerca de 31% das pessoas estudadas apresentavam inclinação no lóbulo da orelha. Mas ao analisar os antecedentes cardiovasculares de cada um, foi percebido que a dobra aparece com mais frequência entre aqueles que já tiveram essas complicações.

Um pouco mais de 48% dos voluntários que apresentavam a dobra na orelha já haviam sofrido com complicações cardiovasculares, e 27% apresentou a inclinação mas nunca teve nenhuma das doenças.

“A forma do lóbulo da orelha pode indicar ao médico que a pessoa pode morrer de uma doença cardiovascular ou de fatores cardiovasculares”, explicou o cardiologista Esteban López de Sá.

Informações do Portal Terra.