Por: Gabriela Bubniak | 1 ano atrás

Mais de três toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas em junho, pelo Programa Recicla CDL da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul. E o que isso quer dizer? Que a galera tem se conscientizado cada vez mais quando se trata do descarte correto desses materiais. 😀

Sempre tem aquele computador velho que só ocupa espaço em casa, aquele celular que não liga mais ou um teclado que não funciona de jeito nenhum. Mas o importante é saber como fazer o descarte correto, para que esses materiais não acabem no lixo comum e “ajude” a poluir ainda mais o meio ambiente.

Materiais que podem ser depositados nos pontos de coleta:

  • Computadores (CPU, HDs, monitores, drives de CD e disquetes, placas eletrônicas, mouses, teclados, estabilizadores, notebooks)
  • Equipamentos digitais (celulares, máquinas fotográficas, aparelhos de fax, aparelhos de telefonia, impressoras)
  • Equipamentos eletrônicos (TVs, DVDs, videocassetes, aparelhos de som, baterias eletrônicas)

Confira os pontos de coleta:

  • Bairro Centro – Rádio Studio FM – Rua Domingos da Nova, 252
  • Bairro Czerniewicz – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul/Cejas – Rua Octaviano Lombardi, 100
  • Bairro Rau – Faculdade Católica – Rua Dos Imigrante, 500
  • Bairro Vila Lalau – Colégio Estadual Heleodoro Borges – Rua Ernesto Emílio Horst, 154
  • Bairro Vila Lalau – WEG II (Portaria I da Rua Prefeito Waldemar Grubba) – Av. Prefeito Waldemar Grubba, 3000

*** Pessoas jurídicas devem destinar seus resíduos eletrônicos à empresas licenciadas pela Fujama ou Fatma e exigir o comprovante de destino desses resíduos.

Mas e como funciona esse programa?
É uma ação que visa mudança de hábito, é um esforço coletivo para a sensibilização de que devemos priorizar a destinação correta dos resíduos eletrônicos e incentivar a reciclagem, pois estas atitudes ajudam a conservar o meio ambiente.

A proposta foi desenvolvida pela FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas), com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

A CDL de Jaraguá do Sul se integrou ao projeto em abril de 2010 e desde então o município vem se destacando como um dos principais pólos de coleta. No primeiro ano de programa foram retirados de circulação 44.280 quilos de eletroeletrônicos e produtos de informática.

Mais informações sobre a campanha ou orientações de descarte, o contato é pelos telefones (47) 3275-7070 (CDL) e (47) 3273-8008 (Fujama).

E as pilhas e baterias?

0,,40240397,00

Ela é leve, pequena e útil. A pilha é uma fonte de energia portátil presente em brinquedos, controles remotos, relógios, lanternas, máquinas fotográficas e muitos outros equipamentos. Mas e quando a vida útil de uma pilha termina, o que fazer?

As pilhas e baterias de uso doméstico são um problema ambiental e representam um grande perigo quando descartadas incorretamente no lixo comum. Classificadas como resíduos perigosos, possuem na sua composição metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, que são perigosos à saúde.

Apesar de a Resolução n° 257/99 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) – que foi revogada em 2008 pela Resolução nº 401/08 – resolver que o usuário deva entregar esses materiais às lojas vendedoras ou nas redes de assistências técnicas, o presidente da Fujama Leocadio Neves e Silva explica que a resolução nunca foi implantada.

Por isso, em Jaraguá não existem pontos oficiais de coleta, mas alguns estabelecimentos que se propõem a receber esse material. Entramos em contato com alguns e aí vai a lista que montamos pra vocês:

Filiais Supermercados Angeloni:

– Angeloni Rio Branco: Rua Barão do Rio Branco, 732 – Centro
– Angeloni Bernardo Grubba: Rua Bernardo Grubba, 247 – Centro

Filiais Supermercados Cooper:

– Cooper Água Verde: Rua Carlos Hardt, 100
– Cooper Barra: Rua Padre Aloisio Boeing, 86
– Cooper Centro: Rua ReinoldoRau, 660
– Cooper Vila Nova: Rua Walter Marquardt, 225

Filiais Supermercados Rancho Bom/Top:

– Rede Top Jaraguá Esquerdo: Rua João Januário Ayroso, 1616
– Rede Top Vieiras: Rua Expedicionario Rudi Horburg, 16