Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

consumidor_19061122

A Anatel aprovou na semana passada aquilo que poderá trazer alegria para os usuários de telefonia móvel. No último dia 18 a Agência Nacional de Telecomunicações aprovou uma norma que vai resultar na redução das tarifas cobradas pelas operadoras de celular por ligação entre seus clientes e entre os clientes das empresas concorrentes.

Se tudo ocorrer conforme a Anatel diz, até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel de celulares irá cair em mais de 90% e resultará a um custo médio de R$0, 02. Hoje esse valor é de R$ 0, 23.

Mas para que isso funcione, as operadoras deverão repassar o benefício da redução para seus clientes. Isso aumentaria a competição do setor e diminuiria o “efeito clube” e assim os consumidores que hoje evitam ligar para celulares de outra operadora por não ter benefícios com a ligação, passariam a ligar mais. Ah, também evitaria aquela história de ter vários celulares, um para cada operadora, ou celulares dual chip, por exemplo.

“Com a medida deliberada hoje, espera-se que os preços off-net (para telefones fora da operadora de origem) se tornem mais próximos dos preços on-net”, explica a Anatel. “Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net”.

Fonte: Olhar Digital