Por: João Marcos | 09/12/2013

Trombei com essa história pra lá de interessante nesse final de semana e trouxe pra compartilhar aqui no blog:

crbst_5-16-4-12a-19501_thumb[3]

A lenda conta que entre 1940 e 1945 foram construídos túneis subterrâneos na cidade de Blumenau – que foi fundada por imigrantes alemães, em 2 de setembro de 1850.

Muitos dizem que os túneis serviriam para o escoamento da água das enchentes, outros dizem que era para uma ligeira fuga de Adolf Hitler quando ele viesse com o 3º Reich dominar o Brasil.

Um dos pontos ligados seria o Teatro Carlos Gomes, que fica situado no centro da cidade – reparem bem no topo da obra, logo mais vem uma revelação que tá na cara e pelo menos eu nunca tinha percebido.

crbst_936700121_thumb[1]

O fato é que o teatro foi inaugurado no ano de 1939, mesmo ano em que iniciou-se a 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945) e com recursos do governo alemão.

Agora: é importante lembrar que o teatro possui uma fachada em formato de um cap nazista – esse é o momento em que você volta a olhar a imagem acima e diz, ” – E não é que é mesmo?”

Na ponta desse cap, há uma pequena varanda onde dizem que quando Hitler ganhasse a guerra, iria visitar todos os pontos de colonização alemã no mundo e fazer seu discurso lá de cima.

pequena_sacada_teatro_carlos_gomes_bacanaus_thumb[2]

Mas voltando a lenda, os túneis serviriam para uma possível fuga de Hitler em caso de ataque quando estivesse visitando a cidade.

Esses túneis ligariam vários pontos do cidade, partindo do Colégio Pedro 2º, passando pelo Colégio Sagrada Família e pelo Colégio Bom Jesus e finalmente chegando ao Teatro Carlos Gomes.

Haveria também alguma saída dos túneis para o Rio Itajaí Açu.

As imagens abaixo mostram fotos da época em Blumenau, onde ocorriam desfiles nazistas durante a época da guerra:

desfile nazi_thumb desfile_nazista_blumenau_bacanaus_thumb[2]

Loucura né? Inclusive, já saiu uma matéria no Estúdio SC falando sobre essa lenda e aumentando ainda mais o mistério – e consequentemente, a curiosidade. Olhaí:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/M6whzbtNol4″ width=”640″ autohide=”1″]

Eaí, existe ou não existe?

Mas se os túneis realmente existissem seria muito interessante. Dentro deles poderiam haver armas, documentos e materiais importantes da época. Vai que Hitler já visitou o Brasil e ninguém ainda sabe…. Fica o mistério!

Via