Por: Isah Sanson | 19/12/2011

 

O FEB – Museu da Paz, anexo à Fundação Cultural/JS, é o palco da solenidade de lançamento do livro “Um Soldado Desarmado” a partir das 19 horas, quando o autor da obra, Anselmo Bertoldi, também será homenageado no projeto “Memórias dos Ex-combatentes”. O veterano da Força Expedicionária Brasileira conta em 87 páginas muitas das histórias dramáticas que viveu como soldado na Segunda Guerra Mundial, conforme declara já em seu texto de apresentação: “Minha função era a de um padioleiro, recolher os feridos de combate e levá-los aos postos de atendimento médico. Muitas cenas tristes testemunhei.”

De acordo com a responsável pela Ação Educativa “FEB – Museu da Paz”, Andréia Lopes, a publicação do livro foi viabilizada com recursos da Fundação Cultural em uma edição com 500 exemplares impressos. Além de ser disponibilizada para leitura em bibliotecas escolares, Arquivo Histórico e Biblioteca Pública Rui Barbosa, a obra também estará à venda no FEB – Museu da Paz, ao custo de R$ 10.

Atualmente com com 92 anos e atuando como presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Sessão Regional de Jaraguá do Sul, Anselmo Bertoldi também é o homenageado com uma exposição sobre sua vida, que será aberta na mesma noite do lançamento de seu livro, integrando o projeto do Museu da Paz intitulado “Memórias dos Ex-combatentes”. Andréia Lopes explica que esta iniciativa tem como objetivo conhecer e valorizar a participação dos expedicionários jaraguaenses na Segunda Guerra Mundial. Para isso, as mostras reúnem fotos, objetos pessoais e um pouco da história de cada homenageado, desde a origem, passando pela participação como combatente, até seus momentos de lazer.

Mais infos, (47) 2106 8714.