Por: | 8 anos atrás

scar

O Kaiowas Grupo de Dança apresenta no Centro Cultural da SCAR, no dia 4 de junho, às 20 horas, o espetáculo de dança contemporânea “Cumprimento fiel”.

Com duração de 50 minutos, o espetáculo terá entrada gratuita. Informações pelo telefone (47) 3275-2477.

Conforme a direção do espetáculo, “Cumprimento fiel” se desenvolve sob uma marca estética referenciada no teatro de arena quanto à sua forma circular, conceito desenvolvido para significar a unidade e o divino, como num cumprimento fiel da criação que se presencia em sua possibilidade de acontecimento.

As luzes identificam as fontes sensíveis de comunicação com o outro, jamais perdendo a idéia da circunferenciação, que estabelece uma área de contato comum com essas unidades sensíveis e comunica um intento que a antecede: a vontade fundamentada na fé do indivíduo.

Nessa produção o Kaiowas dialoga agora com a concentração, o respeito, a fé, o outro e o espaço, a unidade e o divino, abordados por uma concepção gestual das bailarinas em uma conversação com o som e a luz. A trilha sonora foi composta por Luciano Oliveira, produtor de Lula Queiroga, parceiro de Lenine, e dita as influências, ao mesmo tempo que demonstra a universalidade da montagem.

Nos espetáculos até o momento produzidos, o grupo levou ao público estímulos para o exercício do senso estético e crítico, um olhar diferenciado para os aspectos gerais da dança contemporânea.

O grupo se projeta sempre no sentido de fortalecer seu posicionamento no cenário nacional, cujas proposições permeiam o incremento do mercado de trabalho, a produção local, a pesquisa e a formação de linguagens específicas na dança contemporânea.

Contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura, a turnê é continuidade dos trabalhos que o grupo vem produzindo e realizando desde sua criação, há 17 anos, constituindo mais uma etapa de sua investigação sobre o corpo, seus movimentos e seu uso como formas de expressão na contemporaneidade.

Criado em 1993, o grupo está sediado em São José, na região da grande Florianópolis pela bailarina e coreógrafa Karina Barbi, que também dirige e compõe o elenco da companhia.