Por: Max Pires | 10/08/2010

O Dia Nacional das Artes, 12 de agosto, será comemorado em Jaraguá do Sul com um recital do pianista paranaense Rômulo Aoto de Ramos, às 20 horas, no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística.

A apresentação para convidados tem o apoio da UNERJ, PUC PR e Colégio Marista.

Reconhecido como um dos jovens talentos da música erudita no País, Rômulo Aoto de Ramos oferecerá ao público um programa com obras de Beethoven, Chopin e do compositor de ópera brasileiro Antônio Carlos Gomes.

Aos 19 anos, o pianista de Curitiba estuda no Conservatório de Lausanne, na Suíça. Ao lado dos estudos, cumpre agenda no Brasil exterior em concertos e recitais, obtendo o reconhecimento de nomes como Ricardo Castro – maestro e pianista, regente da Orquestra Sinfônica da Bahia e convidado do Festival de Música de Santa Catarina, que acontece em Jaraguá – e de Maria João Pires, entre outros musicistas.

Das primeiras aulas aos 11 anos na capital paranaense com a pianista russa Olga Kiun, seguiu-se um master class com Ricardo Castro – único latino-americano a vencer o prestigioso Leeds In­­ternational Piano Competition, na Inglaterra, em 1993 – e mais tarde aulas com a portuguesa radicada no Brasil Maria João Pires, vencedora do concurso internacional do bicentenário de nascimento de Beethoven, em 1970.

Para concluir seus estudos em Friburgo, sede da escola suíça, Rômulo tem ainda mais quatro anos pela frente.

Em 2007, o pianista foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com “Votos  de Louvor e Congratulações” a personalidades que contribuem com o desenvolvimento social e cultural da cidade. Recebeu o prêmio Jovem Talento 2004-2005 pelo Soroptimist  Internacional of the Américas – Região Brasil SI Batel. De 2003 a 2006 foi premiado em todos os concursos nacionais que  participou – Artlivre, Souza Lima, Associação Brasileira dos Professores de Piano (ABPP), Concurso cidade de Florianópolis da UDESC Universidade Estadual de Santa Catarina. Em 2005 estreou como solista da Orquestra da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ainda em 2007, participou do documentário Super Piano, da televisão japonesa NHK, sobre Maria João Pires.

Informações sobre a apresentação de Rômulo Aoto de Ramos pelo telefone (47) 3275-8246.