Por: João Marcos | 04/10/2012

Depois de alegar em seu relatório que todo o Supremo Tribunal Federal (STF) deve condenar José Dirceu por corrupção ativa, a popularidade de Joaquim Barbosa deve chegar a níveis ainda mais inusitados para o judiciário nacional. A enorme fama conquistada pelo Ministro, com direito a ter o rosto imitado em máscaras de carnaval no Rio de Janeiro, tem nome e origem bem definidos: mensalão. A citação a Barbosa nas redes sociais cresce exponencialmente à medida que seus votos terminam com a palavra “condeno” no tribunal, como foi o caso desta quarta-feira.

E isso ele tem feito sem dó, para a ira dos advogados de defesa, que o acusam de aceitar quase integralmente a denúncia da Procuradoria Geral da República.

Dos 27 réus julgados até agora, Barbosa votou pela condenação de 25 deles em ao menos um crime dos quais são acusados. Os dois poupados já haviam tido o pedido de absolvição feito pela própria acusação, o que só aumenta a fama de homem intransigente com a corrupção.

A sede dos brasileiros por justiça – o fantasma das pizzas ainda ronda o imaginário do país – acabou lhe dando um apelido nas redes sociais: Batman.

De exemplos e heróis nacionais assim é que precisamos.  Chega de impunidade a quem faz de trouxa todas as pessoas desse país, e olha só ta rolando até pedido para a candidatura do negão aí para Presidente nas próximas eleições.

Exame