Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

A galera dos esportes radicais sempre faz bonito em Jaraguá do Sul. O atleta Gabriel Henrique Moeller, nascido e criado aqui no vale, representou a galera do BMX freestyle no Woodward Camp, nos Estados Unidos. Durante a temporada 2015, Gabriel ficou três meses na gringa aprimorando as suas técnicas nesta espécie de “super centro de treinamento para esportes radicais”, como BMX, skate, (patins) inline, ginástica e parkour.

Segundo Gaaba, como é conhecido, a experiência é incrível – o que proporcionou uma grande melhora na sua qualidade técnica no esporte. Ele produziu um vídeo (disponível logo abaixo) para relatar um pouco da experiência no estrangeiro. De acordo com Gabriel, o ponto forte de Woodward Camp são as enormes rampas. “Saí de uma pista limitada como a do Arthur Muller para encarar rampas enormes e estruturas só vistas em vídeo”, comenta.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel reclama do preconceito que os praticantes do BMX freestyle sofrem. “Muitas pessoas não sabem como é meu esporte. Muitas vezes somos taxados de vagabundos ou desocupados. Nós estudamos, trabalhamos e nos dedicamos a evoluir”, dispara. “As dificuldades só aumentam. Preço das bikes, peças, pouca estrutura… Falta incentivo a um esporte que cresce cada vez mais no mundo inteiro”, completa.