Por: Ariston Sal Junior | 14/05/2014
Reprodução

Reprodução

Expedição VEJA passou no início da tarde desta sexta-feira por Jaraguá do Sul (SC), quinta maior economia do estado e sede de um importante polo industrial. O município de 155.000 habitantes abriga a Weg, principal fabricante de motores elétricos do Brasil, e grandes empresas do setor têxtil, como a Malwee e a Marisol.

Por causa da presença da Weg, Jaraguá do Sul exportou 600 milhões de dólares em motores elétricos no ano de 2012. A cidade responde por 9% das exportações anuais de Santa Catarina.

Jaraguá do Sul também é um importante polo do setor têxtil, um dos principais motores da economia de Santa Catarina. A Malwee, por  exemplo, começou com quatro funcionários e hoje tem 8.000.

As grandes empresas da cidade têm uma história similar. Todas começaram com dimensões reduzidas, vinculadas a famílias de imigrantes europeus. E o desenvolvimento econômico influencia os índices sociais: Jaraguá do Sul tem o 34º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios brasileiros. O índice de analfabetismo é de 2,1%.

O ônibus da Expedição VEJA saiu de Joinville na manhã desta sexta-feira. Nosso próximo destino é Não-Me-Toque (RS), que se destaca na produção de equipamentos para a agricultura de alta precisão. Será a terceira parada do nosso roteiro que percorre o país para mostrar bons exemplos de empreendedorismo.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

 

Via Veja