Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Neste mês em que Jaraguá do Sul completa 139 anos, não faltam motivos para nos orgulharmos cada vez mais de nossa cidade.

Somos a sétima cidade com melhor índice de igualdade no Brasil e temos um dos menores índices de criminalidade do Estado. Também somos uma das maiores economias do País e um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Por meio de campanhas de trânsito e da parceria com a Polícia Militar, houve uma redução de 50% o número de mortes no trânsito.

jaraguá do sul

Foto: Divulgação

Temos uma economia fortificada graças a diversidade de empresas instaladas na cidade e à excelência com que produzem e empregam nossa mão de obra. Exemplo disto, tivemos a satisfação de uma das empresas jaraguaenses ter sido reconhecida como a melhor do País. Mais um motivo de orgulho.

Estamos focando nossos esforços na melhoria da qualidade de vida da população, por isso o lazer merece toda atenção. Depois do ginásio Arthur Müller, novas áreas estão sendo adquiridas, outras 70 passam por melhorias, além de estarmos concluindo o Centro Esportivo direcionado ao atletismo. Temos em Jaraguá o maior e melhor parque do Estado, o Parque Malwee e um dos mais equipados centros culturais do País, a Scar que recebe grandiosos eventos, assim como a Arena Jaraguá que já se tornou destaque de tantos eventos importantes.

parque malwee

Foto: Divulgação

Reforçamos o investimento na saúde, contando hoje com mais de 100 médicos presentes nos postos de saúde. Já começamos a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e apoiamos nossos hospitais que são referência no Estado. Temos ainda a vinda do curso de medicina e a residência médica para a cidade com a expectativa de formar profissionais para atuar nas mais diversas especialidades. Tudo isto garante um futuro mais saudável para nossa população.

Já na área da educação, sempre tivemos uma atenção especial. Desde o ensino infantil até o fundamental, e agora com o ensino integral que é nosso maior desafio. Das 31 escolas municipais, nove escolas já contam com educação integral e até 2016 pretendemos chegar a 15, fazendo com que nossos estudantes possam ter um ensino cada vez melhor e de formação para a vida.

Nossos idosos estão recebendo um novo espaço junto do Parque de Eventos. A expectativa de vida dos jaraguaenses acompanha a média do Estado chegando a 78 anos e por isso, temos como compromisso e dever de proporcionar momentos de alegria e qualidade de vida para a terceira idade que dedicou boa parte de sua vida ao trabalho e à família.

Nos bairros, o projetos hortas comunitárias envolvem a comunidade na produção de alimentos para que as famílias tenham uma vida mais saudável. São 14 hortas distribuídas entre os bairros da cidade.

Somos uma cidade  que se preocupa com o meio ambiente. Mostra disso é o investimento para que alcancemos 82% de esgoto tratado. E nosso programa de reciclagem atingiu 16% de aproveitamento do material coletado.

Queremos uma cidade com mais atenção para mobilidade e, por conta disso, estamos instalando mais ciclovias e ciclofaixas, incentivando a construção de calçadas e implantando os corredores de ônibus.

Recentemente entregamos as chaves para mais 240 famílias dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Com isso, proporcionamos que mais jaraguaenses possam ter garantida a casa própria, reduzindo o déficit habitacional na cidade.

Estamos desenvolvendo importantes obras para o município, dentre estas a maior ponte da cidade, a do bairro Rau, além do Centro de Inovação, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), uma nova estação de tratamento de água e asfaltamento de diversas ruas.

WeArt-21 - Cópia

Ponte do Rau. Foto: We Art

Dentro da Prefeitura, evitamos o desperdício do dinheiro público com o fechamento de setores ineficientes e enxugamento da máquina adotando medidas de economia que vão desde a redução da conta do telefone, energia e combustível.

Nosso esforço pelo trabalho orgulha nossa cidade. Parabéns a todos, pois se Jaraguá é gigante é por conta de seu povo.

Por Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul