Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Cerca de 4 mil atletas de 14 modalidades e 80 cidades do Estado se reunirão em Jaraguá do Sul entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro para participar da 15ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc).

A escolha da cidade para receber a competição ocorreu depois de tratativas entre o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), Jean Carlo Leutprecht, e a Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte). Jaraguá do Sul será representada por 240 atletas nos jogos.

Os dados sobre o evento, assim como a apresentação da Comissão Central Organizadora (CCO) do evento, locais para realização da competição e outros detalhes foram divulgados na terça-feira, dia 22, em uma coletiva de imprensa.

A Fesporte atualizou o calendário de competições e confirmou Jaraguá do Sul como sede da competição no dia 11 deste mês. O governo do Estado deve repassar R$ 150 mil para a realização da Olesc na cidade. Segundo Jean Leutprecht, o valor é suficiente para os custeios da competição sem gerar custos para o município.

“Teremos um incremento de R$ 2 milhões na nossa economia com a realização da Olesc aqui. Isso por conta do que vai ser movimentado no comércio, restaurante e serviços com a movimentação de atletas e comissão técnica. Além disso, damos destaque e valorizamos o esporte com a realização de uma competição tão importante como é a Olesc”, acrescenta Leutprecht.

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

A última vez que Jaraguá do Sul sediou uma competição estadual foi em 2007 quando foram realizados os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Outra medida pensada pela FME é o envolvimento de voluntários para a organização e realização dos jogos na cidade. Isso se dará por meio de parcerias com faculdades e entidades e clubes sociais.

Uma das novidades da Olesc em Jaraguá é que será usada pela primeira vez a pista de atletismo do Centro Murillo Barreto de Azevedo, no bairro Tifa Martins. “Até a realização da Olesc, a obra deve estar concluída e aí poderemos estrear a pista com uma competição de nível estadual”, ressalta Leutprecht.

A Olesc envolve atletas de 13 aos 16 anos nas modalidades de atletismo (masculino/feminino), basquete (m/f), ciclismo (m/f), futsal (m/f), ginástica artística (m/f), ginástica rítmica desportiva (feminina), handebol (m/f), judô (m/f), karatê (m/f), natação (m/f), tênis (m/f), tênis de mesa (m/f), vôlei (m/f) e xadrez (m/f).

Entre os locais de competição já foram definidos a Arena Jaraguá, Centro Esportivo Murillo de Azevedo, Ginásio Arthur Müller, Clubes Beira Rio, Baependi e Acaraí, Recreativa Marisol, Sesi, Arsepum, Colégio Evangélico e Escola Duarte Magalhães em Jaraguá e o Sesi de Blumenau (que tem espaço adequado para a ginástica). Ainda devem ser confirmadas a Recreativa Duas Rodas, Armalwee e Parque Malwee.

A comissão organizadora da Olesc também vai definir os locais que serão utilizados como alojamentos para abrigar os atletas que podem ser desde escolas até igrejas e o Parque de Eventos.