Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

Atualizado às 16h05, em 22 de outubro de 2015. 

A Defesa Civil registrou diversos pontos de alagamento em Jaraguá do Sul. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Prochnow, na rua João Januário Ayroso, no Jaraguá Esquerdo, nas proximidades do Spezia, a pista está alagada. Outra rua do mesmo bairro, a Luiz Bortolini, perto do Urbano, também conta com um pedaço da rua embaixo da água.

O final da rua Marechal Deodoro e a esquina das ruas Donaldo Gehring e Marina Frutuoso (veja o vídeo abaixo), no Centro, também estão alagados. Segundo Prochnow, também há outros pontos de alagamento no interior do município, nos bairros Rio da Luz e Santa Luzia. A rua José Albus, próxima à praça Ângelo Piazera, também está embaixo d’água.

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca está alagada nas proximidades da HC Hornburg. Foto: Polícia Militar

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca está alagada nas proximidades da HC Hornburg. Foto: Polícia Militar

Rua Bertha Weege, nas proximidades da Malwee, está alagada. Foto: Reprodução Whatsapp

Rua Bertha Weege, nas proximidades da Malwee, está alagada. Foto: Reprodução Whatsapp

Rua José Albus, no Centro, está tomada pela água. Foto: Polícia Militar

Rua José Albus, no Centro, está tomada pela água. Foto: Polícia Militar

—–
LEIA TAMBÉM:

– Defesa Civil anuncia interdição de pontes em Jaraguá do Sul 

– Secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul comenta as chuvas na cidade 

– Faculdades da região de Jaraguá do Sul anunciam cancelamento das aulas 

—–

Na rua Rinaldo Bogo (foto do topo), na Ilha da Figueira, há interdição da pista causado por um alagamento. Na Barra do Rio Cerro, a rua Bertha Weege, na frente da empresa Malwee, está alagada. Na rua Bernardo Dornbusch, na altura da Caraguá Auto Elite, há muita água na pista e o trânsito na região está complicado. A Polícia Militar faz o desvio dos veículos no local.

A rua Arthur Gumz, no Bairro Vila Nova, está totalmente tomada pelas águas do rio Jaraguá. A rua José José Emmendoerfer também tem um ponto intransitável por causa do acúmulo de água na via. A avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nas proximidades da HC Hornburg, também está alagada. A rua Leopoldo João Grubba, atrás do DG da Weg, também está alagada.

Rua Leopoldo João Grubba também registrou alagamento. Foto: Bárbara Danich

Rua Leopoldo João Grubba também registrou alagamento. Foto: Bárbara Danich

Foto: Camila Michele Wackerhage/Facebook

Rua Luiz Bortolini. Foto: Camila Michele Wackerhage/Facebook

Rua Bernardo Dornbusch foi interditada e o trânsito desviado. Foto: Polícia Militar

Rua Bernardo Dornbusch foi interditada e o trânsito desviado. Foto: Polícia Militar

Rua João Januário Ayroso, na altura do Spezia, está alagada. Foto: Polícia Militar

Rua João Januário Ayroso, na altura do Spezia, está alagada. Foto: Polícia Militar

Vídeo: Gabriela Kugelmeier

Segue release enviado na manhã da sexta-feira, 23 de outubro:

Defesa Civil registra pontos de alagamento em 11 bairros de Jaraguá do Sul

Rios Itapocu e Jaraguá começaram a baixar à tarde, Defesa Civil continua em alerta

A Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul registrou 17 pontos de alagamento em 11 bairros da cidade desde a manhã desta quinta-feira (22). O acumulado de chuva na cidade chegou a 142 milímetros (mm) nas últimas 72 horas com previsão de chuva ainda até a manhã de sexta-feira. O nível do Rio Itapocu estava, no meio da tarde estava com 4,85 metros tendo começado a baixar lentamente, enquanto que o nível do Rio Jaraguá estava em 3,23 metros. Estão liberados os acessos à Jaraguá do Sul por Pomerode e pela BR-280 pela Avenida Waldemar Grubba. Já estão interditados os acessos via Ilha da Figueira por causa de alagamento e por Corupá devido a queda de barreira na serra.

Até agora foram registrados cinco deslizamentos na cidade e uma família foi abrigada no Parque de Eventos de Jaraguá do Sul. A Defesa Civil ainda não soube estimar o número de pessoas que possa ter se abrigado na casa de parentes ou que ficou isolada perto de pontos de alagamento. Este levantamento deve ser divulgado no fim da tarde de hoje e manhã de sexta-feira.

Segundo o secretário municipal da Defesa Civil, Marcelo Prochnow, a situação em Jaraguá está sob controle. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social, Bombeiros, Jeep Clube e Kentucky estão trabalhando no atendimento a pessoas que possam estar isoladas e monitorando áreas de encostas e ribeirinhas. Marcelo comenta que a chuva registrada em junho do ano passado chegou a 400 mm em três dias e que ocasionou no alagamento de vários pontos cidade, enquanto que a situação das últimas 72 horas chegou a 142 mm.

Desde a manhã até o meio da tarde, a Defesa Civil havia atendido a 30 chamados, a maior parte delas, relacionadas a deslizamentos de encostas. Em caso de emergências como deslizamentos, alagamentos e outras ocorrências relacionadas, a população pode entrar em contato com 199, 193 e 190.

O prefeito Dieter Janssen e o vice Jaime Negherbon percorreram a cidade nesta quinta-feira para verificar a situação das chuvas. Dieter destaca que a Prefeitura está mobilizada para atender todos os casos relacionados às chuvas. “Nosso sistema de monitoramento usado pela Secretaria de Defesa Civil é muito eficiente e nos permite saber rapidamente como está a situação nos bairros evitando ocorrências mais graves. Pedimos a população atenção e calma neste período, pois o mais importante é que em casos de alagamentos e deslizamentos as pessoas saiam de casa e peçam auxílio à Defesa Civil e aos bombeiros”, orienta.

Nesta tarde, o prefeito Dieter acompanhou o monitoramento de rios e bairros na Central da Defesa Civil onde uma equipe trabalha dando apoio às equipes de rua. O sistema de monitoramento usado pela Defesa Civil de Jaraguá é um dos mais modernos do Estado.

A secretária de Assistência Social Emanuella Wolff, informa que o Parque de Eventos de Jaraguá está preparado para o atendimento a desabrigados. “Separamos colchões e cobertores, casos famílias atingidas pela chuva precisem ser alojadas no Parque”, destaca. Até o meio da tarde, uma família do bairro Ilha da Figueira, havia se deslocado até o Parque para se abrigar.

Pontos de alagamentos em Jaraguá do Sul por bairros até o meio da tarde desta quinta-feira (22)

Barra do Rio Cerro
Ruas Alberto Enke e Bertha Weege (próximo a Malwee)

Barra do Rio da Luz
Rua Erwin Rux

Centenário
Rua Germano Vagner (próximo ao Hospital Unimed)

Centro
Ruas Amazonas, Marina Frutuoso, Reinoldo Rau (perto da Tapeçaria Jaraguá)

Garibaldi
Rua do Flamenguinho (lado Pequeno)

Jaraguá Esquerdo
Ruas João Januário Ayroso nos trechos próximos a curva da Madeireira Spézia e na esquina com a Alfredo Benker

São Luis
Rua Expedicionário Alfredo Benke

Vila Baependi
Rua Reinoldo Bartel

Vila Lenzi
Rua Victor Rosemberg

Czerniewicz
Ruas Max Eugênio e Roberto Ziemann

Figueira
Rua Rinaldo Bogo no trecho em frente a Casa do Criador e à escola Waldemar Schmitz

Fonte: Marcelo Prochnow – secretário de Defesa Civil da PMJS – 2106-8235